Conexão Amazônica
SAÚDE

Médicos europeus iniciam curso na Fundação de Medicina Tropical

Publicidade

Quarenta e sete médicos da Alemanha, Áustria e Suíça  tiveram seu primeiro dia de aulas nesta sexta-feira (18/10), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), pelo 7th Course in Tropical Dermatology. Na segunda (21) e terça-feira (22/10), o curso continua na Fundação Alfredo da Matta (Fuam).
Pela manhã, os médicos foram divididos em três grupos para diferentes atividades dentro da FMT-HVD. Um grupo foi para o ambulatório, outro para o laboratório de Micologia, e o último para a enfermaria de Dermatologia. Os médicos acompanharam os profissionais da instituição em casos selecionados. No período da tarde, receberam atualização teórica sobre os casos vistos pela manhã.  
O diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Vinitius de Farias Guerra, destacou que o intercâmbio faz parte de uma boa relação que a Fundação mantém, principalmente, com os médicos do Exército alemão. “São 25 anos dessas relações. É um trabalho importante não apenas para os profissionais, e para a Fundação. Esses médicos multiplicam conhecimento e conseguimos um alcance mundial”, disse o presidente.
“Estes profissionais participam de missões na África e em outras situações de crises de saúde e humanitária pelo mundo. Os conhecimentos adquiridos aqui acabam criando barreiras que podem impedir pandemias”, disse Marcus Guerra.
A coordenadora do curso na FMT-HVD, Dra. Virginia Vilasboas, afirmou que a iniciativa é uma oportunidade para esses profissionais, visto que eles têm pouco contato com doenças tropicais nos seus países, e destacou a importância do intercâmbio. “Os participantes poderão atualizar o conhecimento nas diferentes áreas da dermatologia tropical, e estabelecer contatos entre países nas áreas de Dermatologia, Dermatologia Tropical e medicina Tropical”.
Os visitantes receberam atualização sobre Histoplasmose, Lobomicoses, Leishmaniose e outras doenças dermatológicas tropicais.
A FMT-HVD é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Doenças Infectoparasitárias e Tropicais, acidentes ofídicos e Dermatologia Tropical. Na área de assistência ambulatorial, de janeiro a dezembro de 2018, a FMT-HVD realizou 1,2 milhão de procedimentos de diagnóstico, 1,8 mil cirurgias e 231,3 mil procedimentos clínicos.
FOTOS: Divulgação/FMT-HVD

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus aplicou quase 21 mil doses da vacina contra a Covid-19 nas últimas 24 horas

elayne

Susam deve economizar mais de R$ 2 milhões por ano com sistema de gestão eletrônica de documentos

Daly Ruiz

Fimose não tratada na infância é um fator de risco para câncer do pênis

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais