Conexão Amazônica
DESTAQUEMeio Ambiente

Meio ambiente e sustentabilidade: como as empresas podem ajudar?

Publicidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, empresas de diversos setores unem esforços para promover a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa aumentar a conscientização global sobre questões ambientais e estimular ações positivas em prol do meio ambiente.

Brasil, junho de 2024: Neste ano, a temática gira em torno da restauração de ecossistemas, com o lema “Reimagine. Recrie. Restaure.”. Diante deste contexto, as empresas desempenham um papel crucial na promoção de práticas sustentáveis, contribuindo significativamente para a diminuição dos impactos ambientais.

Publicidade

As empresas são parte fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, pois elas constituem-se em um elemento chave para o progresso econômico de um país. 

Com isso, as corporações ao redor do mundo têm implementado uma série de ações para minimizar seu impacto ambiental, como a redução de emissões de carbono, gestão de resíduos, uso sustentável de recursos naturais e o engajamento e educação ambiental. 

Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, a proteção, manutenção e recuperação do meio ambiente não é responsabilidade apenas dos órgãos governamentais ou das grandes organizações. “Cada indivíduo possui um papel importante nessa história, seja diretamente na conservação dos recursos naturais e na redução dos impactos negativos no meio ambiente ou desempenhando e apoiando projetos para reverter os danos já causados”. 

A Bio Mundo adota medidas que visam a redução do impacto ambiental. A empresa utiliza papéis reciclados, sacolas biodegradáveis e lâmpadas de LED nas mais de 150 unidades espalhadas pelo país. 

A política de venda a granel também é um pilar importante na estratégia de sustentabilidade da Bio Mundo. Esse modelo de consumo incentiva a compra consciente, permitindo que os clientes adquiram exatamente a quantidade de produtos desejada, sem desperdício e sem o uso excessivo de embalagens.

Mothé destaca a importância do consumo a granel para o consumidor, o planeta e também para a rede. “O granel é um dos carros-chefes da casa, responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido, e não há o uso de embalagens industrializadas, reduzindo o uso de plásticos e papéis.”

O empresário ainda enfatiza os benefícios adicionais dessa prática: “Os produtos a granel são mais naturais e têm menos aditivos prejudiciais para a saúde. Na Bio Mundo, oferecemos mais de 300 opções de itens a granel, incluindo grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. Além disso, os itens embalados para o cliente no final da compra são feitos com sacolas 100% biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, trazendo maior conforto ao consumidor.”

Para Edmar, toda empresa pode e deve gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente através da remodelação dos impactos gerados no meio ambiente, reduzindo ou compensando qualquer prejuízo. “Neste longo caminho do empreendedorismo, a Bio Mundo reconhece que é fundamental impactar positivamente na saúde e bem-estar das pessoas além do que é disposto em prateleira, mas prezar por uma operação mais sustentável, consciente e bem gerenciada, destacando os 3 pilares do ESG”, acrescenta.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. 

A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, dietlight, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.

Presente em 19 estados do Brasil, em apenas 8 anos de história, possui mais de 150 lojas. 

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

­

Publicidade

Leia mais

Espetáculos no Teatro Amazonas movimentam a cena cultural na primeira quinzena do mês de março

elayne

Representantes do Amazonas no UFC declaram apoio à candidatura de David Almeida: “um grande incentivador do esporte

elayne

Débora Menezes tem cinco Projetos de Lei aprovados na Aleam

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais