Conexão Amazônica
BRASIL

Melhorias: produtor rural destaca progresso com pavimentação de ramal em Iranduba

Publicidade

Ramal Santa Maria, no Km 13 da AM-070, é canal de escoamento da produção agrícola e está com 74% das obras concluídas

A reforma de um ramal antes prejudicado pelas condições irregulares pode mudar a realidade de quem aguardava há décadas pela melhoria. Muitas famílias que vivem no ramal Santa Maria, localizado no Km 13 da rodovia AM-070, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), carregavam esse anseio, entre elas a do produtor rural Alcimar Duarte, de 59 anos. Com as obras na pista em andamento, ele comemora a mudança trazida pela reforma: “Muitas pessoas não acreditavam”.

O Santa Maria foi um dos três ramais visitados pelo governador Wilson Lima na sexta-feira (27/08). O projeto recebeu investimento de R$ 4.732.436,52 para a recuperação de 7,33 quilômetros. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com os serviços 74% executados, a previsão é concluir a obra em dezembro deste ano.

O ramal é o canal de escoamento da produção de Alcimar há cerca de 20 anos. Ele trabalha com o plantio de frutas como mamão, limão e laranja, além de hortaliças como couve e pimenta-de-cheiro. Toda a produção é transportada de caminhão por mais de 30 quilômetros até Manaus, onde é vendida para supermercados, garantindo a renda do agricultor e de alguns funcionários.

Segundo ele, o estado crítico da pista aumentava os riscos durante o percurso. Com o ramal pavimentado, Alcimar começa a enxergar as mudanças. “Quebrava os carros, né? Atolava, não conseguia chegar. Muito carro quebrado na ladeira. Hoje os carros não quebram, é mais fácil de conduzir, mais fácil de levar produção, fica viável, muito melhor. Dá mais segurança”, frisou.
 
Famílias – 
Conforme dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a pavimentação do ramal Santa Maria vai beneficiar diretamente 260 famílias que vivem de atividades como fruticultura, avicultura, piscicultura e olericultura (hortaliças).

Para o produtor rural, as melhorias na infraestrutura já levam e continuarão levando desenvolvimento em vários aspectos para a região. “Pode futuramente entrar um ônibus de linha para fazer o pérvio (percurso) do pessoal, pode entrar ambulância mais fácil. Antes não entrava porque não tinha asfalto, não subia a ladeira, era muito buraco, era muito difícil para vir buscar. Hoje não, é fácil. Hoje eu chego em Manaus… Em meia hora estou em Manaus”.

Animado com a reforma, o agricultor agradeceu o apoio dado pelo governador Wilson Lima. “Eu estava em dúvida (sobre as obras), mas depois que começaram a entrar as máquinas, eu acreditei”, afirma.

Ramais – Além do Santa Maria, outros dois ramais em Iranduba estão recebendo pavimentação: o ramal do Uga-Uga, no Km 26, e o ramal da Cachoeira do Castanho, localizado no Km 24 da AM-070. Ao todo, os investimentos totalizam R$ 19.683.978,45.

A construção de ramais no interior do estado faz parte da política implementada pelo governador Wilson Lima para promover o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades, facilitando a comunicação e o escoamento da produção agrícola.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Publicidade

Leia mais

Em ação noturna, Prefeitura de Manaus intensifica recapeamento asfáltico nas zonas Norte e Oeste

elayne

Prefeitura de Manaus recapeia as ruas do conjunto Ilha do Ajuricaba, após 20 anos sem receber infraestrutura

elayne

Manaus é referência nacional em cobertura vacinal

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais