Conexão Amazônica
GERAL

‘Meninos-Árvores’ será lançado neste sábado com bate-papo em live da Editora Valer

Publicidade

A Editora Valer apresenta neste sábado, dia 15 de maio, a partir das 10h, uma live para marcar o lançamento do livro de Danielle Soares, ‘Meninos-Árvores’, com ilustrações de Alessandra Veccia. Além do lançamento haverá um bate-papo com alguns convidados, como escritor Tenório Telles, filósofa Neiza Teixeira e Paulinho Soares.
Segundo a autora, este livro nasceu inspirado pelo cenário, pela narrativa e imagens que se instalam na memória de uma criança, se fortalecem na adolescência e se transformam em palavras.
“Ele é uma revelação de amor e de agradecimento de uma neta para sua avó – dona Joaquina: pelas bocas da noite em que se sentava na cadeira de macarrão vermelha, e narrava histórias que ultrapassaram gerações. Esta obra é fruto dessa memória”, afirmou Danielle.
A escritora explicou que o livro começa com uma avó que sentada em uma cadeira de balanço reunia seus netos e contava algumas histórias lindas do interior.
“Este ato aconteceu enquanto criança e adolescente até enquanto estive em Manaus, entre os 17 e 18 anos de idade, minha avó tinha um hábito muito bonito e responsável por eu me dedicar à escrita infanto-juvenil, o hábito de reunir os interessados em torno da sua cadeira de balanço para contar histórias presenciadas por ela ou que tinha ouvido de sua mãe e avós, ela fazia isso sempre que a luz faltava na cidade”, disse a autora.
A obra foi escrita entre o período de 2019 a 2020, nasceu da ideia de resgatar, homenagear e presentear. Ainda de acordo com Danielle, o resgate é justamente uma forma que encontrou de trazer um momento que fez parte da infância dela para o seu presente. “Essa escrita tem mais valia de deixar presente o que foi o passado de uma forma fantasiosa através de uma ficção literária”.
‘Meninos-árvores’, portanto, é um livro para ser lido em voz alta, para ser utilizado em rodas de conversas entre leitores iniciantes e iniciados, porque é importante e necessário à formação de novas gerações de leitores; porém, sem que se tire dele o lugar propício, também para a imersão em águas silenciosas e profundas do leitor mais introspectivo.
Danielle transfigura-se, por intermédio do fantástico fenômeno revelador da memória latente ou criada no fluir da escrita, em criança pequena, atenta às contações de história da avó, uma sábia e carismática senhora que ensina a arte de viver antenada aos movimentos da natureza.
‘Meninos-Árvores’ é um livro que apresenta a literatura como parte da oralidade, da contação, principalmente quando ensinada para crianças pequenas, no calor do afeto da família, dos parentes e da comunidade

Sobre a autora

Publicidade

Danielle Soares nasceu em Parintins (AM), em 28 de janeiro de 1983. É graduada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Da sua estada na Holanda, escreveu a sua primeira obra: Guri, o garoto que amava a lua.
Atualmente, Danielle Soares mora na cidade do Porto, onde é professora de Yoga, mantendo a sua paixão e dedicação pela escrita, pois é por meio dela que vive em outras realidades.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus abre inscrições para workshop sobre empreendedorismo

elayne

Prefeitura investe no setor primário do município e leva incentivos para a agricultura familiar em 2022

elayne

Adaf mantém ação de prevenção contra a mosca-da-carambola na barreira em Roraima

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais