Conexão Amazônica
SAÚDE

Ministério da Saúde destina quase R$ 2 milhões à Prefeitura de Manaus para atenção materno-infantil

Publicidade

Prefeitura de Manaus foi contemplada com recursos da ordem de R$ 1,98 milhão para aprimorar os serviços de atenção materno-infantil oferecidos pela maternidade municipal Dr. Moura Tapajóz. Os recursos foram destinados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Atenção Primária (SAP), e deverão ser utilizados em obras e equipamentos que permitam qualificar a assistência a mães e bebês atendidos na unidade.

O prefeito David Almeida comemorou a escolha da capital para o recebimento de recursos que visam o incremento da área materno-infantil em Manaus. “Desde o início da nossa gestão temos recebido apoio do governo federal para melhorar os serviços que a rede de saúde oferece à população e, mais uma vez, somos gratos a esse suporte que, com certeza, será muito bem utilizado”, enfatizou.

Publicidade

David ressalta que o município vem trabalhando para se manter como o melhor em Saúde Básica do país e que por isso tem investido fortemente em planejamento, assistência, monitoramento e avaliação de resultados em saúde. “Com isso, estamos há três avaliações seguidas no primeiro lugar no programa Previne Brasil entre as capitais e todo reforço para melhorar ou ampliar nossas ações é muito bem-vindo”, destacou.

O secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, assinala que a saúde materno-infantil representou prioridade máxima no governo atual. Raphael ressalta que a verba poderá ser usada de acordo com as necessidades de assistência materno-infantil identificadas pela Moura Tapajóz.  “Nesse nosso último ato da gestão, nós estamos entregando esses recursos para a maternidade e temos certeza absoluta que vai ser de muita valia para cuidar das mães e bebês manauaras”, disse.

Referência

A maternidade Moura Tapajóz é referência na rede municipal de saúde para o parto e o nascimento e para serviços complementares como o planejamento familiar e coleta de leite humano. De janeiro a novembro deste ano, a unidade realizou mais de 2,5 mil partos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, já na próxima semana, sob a coordenação do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, serão feitos os estudos para a definição dos itens onde o recurso federal será aplicado.

“A Moura Tapajóz já é uma maternidade de excelência e poderá ampliar tanto os serviços já oferecidos, como incorporar novas técnicas a partir da aquisição de equipamentos de ponta utilizados na assistência às gestantes e aos bebês”, afirmou Shádia.

Aprimoramento

A diretora do Departamento de Saúde Materno-Infantil, Lana Lourdes Lima, destaca que, ao longo do ano, o Ministério da Saúde ampliou a rede de atenção materno-infantil, responsável pelos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres gestantes, mães e bebês, incluindo pré-natal, parto e outros cuidados durante e após a gestação.

“Trabalhamos no aprimoramento desse tipo de serviço e um dos componentes do trabalho é incentivar, por meio de recurso federal encaminhado aos municípios, a aquisição de equipamentos e a realização de obras em maternidades e ambulatórios para melhorar a atenção à saúde de mães e bebês do país”, explica a diretora.

Lana reforça que o recurso que Manaus vai receber é destinado à renovação do aparato tecnológico da maternidade Moura Tapajóz e que a unidade irá verificar os itens prioritários para utilização da verba.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Termina hoje campanha de vacina contra sarampo para crianças e jovens

elayne

Amazonas contabiliza 1.189 casos da Covid-19 nesta sexta-feira (10/07)

elayne

Profissionais de saúde do programa “Brasil Conta Comigo” são integrados ao quadro da Susam

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais