Conexão Amazônica
CULTURA

Ministério do Turismo e Amazonastur debatem estratégias para ampliar o setor no estado

Publicidade

Órgãos do turismo trabalham para tornar o turismo amazonense vitrine do setor

Destaque nacional nas ações de fortalecimento do turismo, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) recebe representante do Ministério do Turismo (MTur) e cumpre agenda técnica, nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05), para destacar ações e impulsionar o desenvolvimento local.

Nos dois dias, o órgão federal esteve reunido com a pasta do turismo na sede da Amazonastur, no Tarumã, para debater sobre estratégias internas que podem ser implantadas no setor regional para fortalecer o setor e tornar o Amazonas um modelo de sucesso para o restante do país.

O vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, pontuou a importância da reunião com representantes do Ministério, como uma demonstração do interesse do executivo federal para a região.

“O Amazonas é um estado gigante e belo que tenta ao máximo desenvolver o turismo, e com essa parceria com o Ministério, vamos poder ter as melhores capacitações, os melhores técnicos e o melhor olhar para o nosso estado, a fim de desenvolver mais o turismo, gerando riqueza, renda e novos empreendimentos turísticos para o estado”, destacou Ribeiro.

O diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Leandro Luiz Gomes, destacou que é importante a motivação de políticas públicas para geração de emprego e renda no Estado.

“Hoje estamos aqui para ouvir o trade (mercado) turístico, estamos aqui para ouvir, pensar em soluções em conjunto para desenvolver o turismo e fazer o Amazonas ser uma referência ainda maior no desenvolvimento econômico local, na geração de emprego, para uso sustentável das belezas naturais”, destacou o representante do órgão.

Como case de sucesso e com objetivo de tornar o Amazonas uma vitrine para políticas públicas do turismo, a equipe do Ministério do Turismo também se reuniu com os empreendedores do setor turístico local, que teve um aumento de 63,75% na regularização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), em 2022, comparado a 2018. Com o trabalho realizado, a Amazonastur passou a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad) para contribuir com o setor nacional, a partir das ações realizadas no Estado.

Regularização e formalização

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos. O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastur, ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.

O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos. Ao acessar o site (https://cadastur.turismo.gov.br ) e clicar na aba Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.

Além de servir para consulta para os turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios para os prestadores de serviços com cadastro regular.

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur

Por Matheus Gil / agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Centro Cultural dos Povos da Amazônia terá ‘Café Criativo’ aos domingos

elayne

Prefeito David Almeida destaca valorização dos artistas locais com a sanção do Plano Municipal de Cultura

elayne

Prefeitura apoia ‘São João Amazonense’ e fomenta cadeia produtiva da cultura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais