Conexão Amazônica
SAÚDE

Ministério libera R$ 20 milhões para Instituto de Cardiologia do DF

Publicidade

Recursos devem fortalecer atendimento e assistência especializada em cardiologia e transplantes de órgãos e tecidos pelo SUS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou uma portaria, nesta quinta-feira (23), para liberar um repasse de R$ 20 milhões para o ICTDF (Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal).

Publicidade

De acordo com o governo federal, esse valor será utilizado para fortalecer o atendimento e a assistência especializada em cardiologia e transplantes de órgãos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Conheço bem a realidade da cardiologia. Esse aporte que destina recursos é um paliativo. Queremos criar um novo modelo de financiamento”, destacou Queiroga durante a cerimônia de assinatura da portaria.

O instituto é habilitado e credenciado no Ministério da Saúde para a realização de transplantes e cirurgias cardíacas em adultos e crianças. Com mais de mil colaboradores e equipe especializada com 120 médicos, a unidade é responsável por mais de 60% dos atendimentos a pacientes com doença cardiovascular na capital federal.

Nos últimos cinco anos, o ICTDF respondeu por 85% das cirurgias cardíacas na capital. De 2009 a 2021, a instituição fez mais de 7 mil cirurgias em adultos e 2,1 mil procedimentos pediátricos.

Segundo o Ministério da Saúde, além do atendimento com foco na atenção especializada em cardiologia, o ICTDF é o único centro multitransplantador na região Centro-Oeste. Na unidade, são realizados transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea.

A ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, também participou da assinatura da portaria e elogiou o trabalho realizado pelo instituto. “Acompanho o trabalho de perto não só como parceira, mas como usuária do instituto. Há exatos 12 anos, meu pai infartou e foi trazido para cá. Há 12 anos a vida dele foi salva aqui. Nunca vi uma equipe tão responsável, tão amorosa”, destacou.

Publicidade

Leia mais

Anvisa muda regras para medicamentos controlados durante pandemia do coronavírus

elayne

Serviço Social da FCecon orienta sobre adesão ao tratamento e direitos do paciente oncológico

elayne

Com estabilidade nas internações, reabertura do Hospital Delphina Aziz a pacientes não Covid-19 será retomada

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais