Conexão Amazônica
SAÚDE

Monkeypox: Amazonas registra oito novos casos; homens continuam sendo maioria dos infectados

Publicidade

Foi observado que 66,7% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecido/a(s) e ou parceiro/a(s) casual(is), nos últimos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas

Manaus (AM) – O Amazonas registrou oito novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox). Todos os novos casos foram pacientes do sexo masculino, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os homens possuem idade entre 22 a 49 anos, todos residentes em Manaus, e nenhum dos casos confirmados necessitou de internação hospitalar. Eles se recuperam em casa.

Desse modo, o atual cenário no Amazonas é de 137 notificações, sendo 48 confirmados, 64 descartados, 25 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença até o momento.

Segundo os dados disponibilizados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS AM), dos 48 casos confirmados, 46 (96%) eram do sexo masculino e 2 (4%) do sexo feminino, com mediana de idade de 29 anos (mín.: 20 anos; máx. 57 anos).

Foi observado que 66,7% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecido/a(s) e ou parceiro/a(s) casual(is) ou múltiplas, nos últimos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Foto: Shutterstock

Publicidade

Leia mais

Vacinação contra a Covid-19 prossegue neste sábado, 1º/4, em nove unidades da Prefeitura de Manaus

Elaine Marques

Cuidadores de pacientes com Alzheimer precisam de atenção e proteção

Elaine Marques

Gosto ruim na boca: especialista explica como solucionar de vez este incômodo

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais