Conexão Amazônica
CIDADES

Moradores do Manauara 2 recebem atendimento social da Prefeitura de Manaus

Publicidade

As 500 famílias beneficiárias do programa habitacional da Prefeitura de Manaus, por meio do residencial Cidadão Manauara 2, etapa A, estão recebendo ações sociais, de saúde e de apoio ao emprego e renda, nesta quarta e na quinta-feira, 7 e 8/4, respectivamente. A iniciativa conta com a participação de várias secretarias municipais, visando à inclusão, à cidadania e à disseminação de informações sobre prevenção à pandemia da Covid-19.

Os serviços fazem parte do trabalho da Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que montou uma agenda dividindo os beneficiários em grupos. Das 500 famílias que receberam a casa própria, 100 são de vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educandos, zona Sul, em dezembro de 2018.

Publicidade

Serviços

Os moradores têm apoio da Vpreshaf para garantir a orientação e o suporte após a ocupação dos imóveis, realizada no ano passado. As secretarias que estão participando da ação são as da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Saúde (Semsa), e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

A Semasc oferece atendimento com orientações sobre o Cadastro Único e o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família, emissão de segunda via do RG e está entregando kits de higiene; a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, por meio do Disque-Denúncia, orienta sobre violação de direitos, enquanto o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) informa aos moradores como podem denunciar casos de violência contra a mulher.

A equipe da Semsa realiza atendimentos clínicos e odontológicos, além de aferição de pressão e teste de glicemia, fornecendo orientações sobre prevenção contra o novo coronavírus e turberculose, e informando quanto à vacinação e demais serviços oferecidos à população.

Os residentes do Manauara 2 recebem ainda ofertas de cursos de qualificação profissional, direcionamento para o Sine Manaus, cadastro de trabalhadores, atendimento sobre seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho, entre outros serviços disponíveis pela Semtepi.

Apoio social

A realização do sonho da casa própria é acompanhada de um amplo plano de trabalho social para que os proprietários possam fazer o melhor uso do empreendimento.

“Dentro de um plano social, os beneficiários recebem acompanhamento nesse novo lar e ações como as que estão sendo realizadas hoje, em parceria com outros órgãos”, afirmou o vice-presidente de Habitação, Renato Queiroz.

Durante esses dois dias, os beneficiários receberão informações sobre direitos e deveres como usuários do sistema habitacional até informações sobre tarifas sociais; cadastros em programas sociais; organização comunitária e planejamento do orçamento familiar; racionalização de gastos com a nova moradia; capacitações para compor a gestão condominial, entre outros.

Em razão das medidas de distanciamento social em vigor, por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos para atendimento, para reduzir a aglomeração e possível risco de contágio do vírus.

A industriária Veridiana Santos, 39 anos, é uma das atendidas na ação e que saiu do aluguel para a casa própria. “Após anos morando alugado, ter a casa que é minha, é um momento de gratidão”.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

Publicidade

Leia mais

Inauguração da Escola de Futebol Zico 10 Manaus

elayne

Prefeitura faz ajustes finais na iluminação especial da ponte Benjamin Constant

elayne

Prefeitura realiza obras de drenagens superficiais, limpeza e desobstrução na avenida João Valério

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais