Conexão Amazônica
MUNDO

Morre Tom Moore, veterano britânico que arrecadou milhões contra a Covid-19

Publicidade

O capitão Tom Moore, veterano britânico da Segunda Guerra Mundial que arrecadou milhões de libras para os trabalhadores dos serviços de saúde na linha de frente contra a Covid-19, morreu aos 100 anos, informou sua família nesta terça-feira (2).

“É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore”, disseram suas filhas em um comunicado.

Publicidade

Moore emocionou o Reino Unido no ano passado, durante o primeiro lockdown do país, ao caminhar por seu jardim com a ajuda de um andador para arrecadar 38,9 milhões de libras (equivalente a R$ 285 milhões) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês).

Seu empenho espalhou alegria em meio às notícias ruins sobre a pandemia do coronavírus.

“O último ano da vida de nosso pai foi nada menos do que notável. Ele foi rejuvenescido e experimentou coisas que sempre sonhou”, disseram suas filhas.

“Embora tivesse estado em tantos corações por pouco tempo, ele foi um pai e avô incrível e permanecerá vivo em nossos corações para sempre.”

Criado em Yorkshire, no norte da Inglaterra, Moore serviu na Índia, na Birmânia e na Sumatra durante a Segunda Guerra Mundial.

“Lamento saber que o capitão Tom faleceu no hospital”, disse o ministro britânico da saúde, Matt Hancock, no Twitter. “Ele foi um grande herói britânico que mostrou o melhor do nosso país.” 

Mensagem da rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II enviará uma mensagem particular de condolências à família do capitão Tom Moore, informou o Palácio de Buckingham.

“Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e sua família em Windsor no ano passado”, diz o comunicado do palácio.

“Seus pensamentos, e os da família real, estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo.”

(Com informações da Reuters)

Publicidade

Leia mais

China registra 55 novos casos de covid-19

elayne

COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030

elayne

Brasil proíbe entrada de pessoas vindas da África do Sul por nova variante

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais