Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

MPAM, TCE-AM e Seap assinam termo de cooperação técnica para fortalecer a fiscalização e a gestão do sistema prisional do Amazonas

Publicidade

Acordo prevê treinamentos e intercâmbio de dados para assegurar transparência e eficiência

Visando estabelecer um intercâmbio de dados e a troca de expertise, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) firmaram, nesta segunda-feira (02/08), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 003/2024. A parceria tem como objetivo fortalecer a fiscalização e a gestão do sistema prisional do Amazonas por meio da troca direta de informações entre os órgãos.

Publicidade

O acordo estabelece a criação de fluxos simplificados para a troca de expertise e dados relacionados ao sistema prisional do estado. Essa medida permitirá um intercâmbio de informações mais eficiente, auxiliando na fiscalização da execução das verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen) e das transferências fundo a fundo. Além disso, está prevista a realização de treinamentos conjuntos para os membros e servidores dos órgãos envolvidos, com o objetivo de aprimorar suas capacidades técnicas para fiscalizar as unidades prisionais e garantir o uso eficaz dos recursos públicos.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; da presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; e do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Paulo César Gomes de Oliveira Júnior. 

Segundo o PGJ, o momento é de unir esforços para cumprir o compromisso assumido, “que inclui a criação de um fluxo simplificado para a troca direta de informações relacionadas ao sistema prisional do Estado do Amazonas, melhorando significativamente a fiscalização do MPAM em relação às verbas destinadas a esse sistema”. 

Para o secretário da SEAP, a união é importante para todos os órgãos envolvidos. “Estou à frente da pasta há seis anos e considero essa união entre Seap, MPAM e TCE significativa e inovadora para a nossa atuação”, afirmou o secretário.

Sobre o acordo

A proposta do acordo também responde às recomendações feitas durante uma correição geral realizada pelo MP do Amazonas em dezembro de 2017. Esse relatório identificou a necessidade de modernização e aprimoramento do sistema prisional do Amazonas, apontando falhas que precisavam ser corrigidas para assegurar uma gestão mais eficiente e transparente. Com a formalização do acordo, busca-se implementar essas recomendações, promovendo maior controle e efetividade na administração dos recursos destinados ao sistema penitenciário.

Com vigência prevista até junho de 2029, o Acordo de Cooperação Técnica nº 003/2024 representa um esforço conjunto das instituições para enfrentar os desafios do sistema prisional do Amazonas. A troca de informações e a capacitação técnica dos servidores são vistas como estratégias essenciais para melhorar a fiscalização e a aplicação das verbas públicas, garantindo que as unidades prisionais sejam administradas de forma mais eficiente e que os recursos do Fundo Penitenciário Nacional sejam utilizados de maneira adequada e transparente.

Texto: Victor Lemos e Yasmin Siqueira

Foto: Hirailton Gomes

Publicidade

Leia mais

Procon Manaus fiscaliza drogarias em alusão ao Dia Mundial da Saúde

elayne

Governador Wilson Lima decreta toque de recolher no Amazonas

elayne

Gastronomia, shows e entretenimento: vem aí a sexta edição do Arraial Chefs de Ponta

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais