Conexão Amazônica
SAÚDE

MPF quer explicação sobre mudança na divulgação de mortes por Covid-19

Publicidade

De acordo com o documento, o órgão tem 72 horas para prestar esclarecimentos sobre o assunto

A Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal instaurou, nesse sábado (6) um procedimento extrajudicial para apurar a mudança na divulgação pública dos dados de Covid-19, pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o documento, o órgão tem 72 horas para prestar esclarecimentos sobre o assunto. O Ministério Público pede a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel e solicita que o ministro esclareça o novo modelo adotado para divulgação das informações sobre a doença.

Desde a última sexta-feira (5), o ministério passou a divulgar o balanço mais tarde. O número total de contaminados e mortos pela doença não consta mais no Painel de Informações da Covid-19. O sistema também ficou fora do ar de sexta para sábado.

Em nota divulgada no sábado (6) pela manhã, o Ministério da Saúde informou que optou pela divulgação às 22h da noite para evitar subnotificação e inconsistências. Disse ainda que  “ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país”.

Nós entramos em contato com o Ministério da Saúde, mas a pasta ainda não se manifestou sobre a ação do Ministério Público Federal

Publicidade

Leia mais

Susam conquista prêmio de ‘Melhor Projeto da Amazônia’ no PMI Amazônia – Melhores do Ano

elayne

Prefeitura de Manaus recebe candidatos do programa Mais Médicos

elayne

Covid-19: Brasil terá em maio 4 milhões de doses do Covax Facility

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais