Conexão Amazônica
GERAL

MPF questiona Ibama sobre recolhimento de brigadistas que atuavam no combate a incêndios na Amazônia

Publicidade

Órgão ministerial quer saber quais são os fundamentos sustentados para adoção da medida; instituto tem até 48h para responder

Diante de notícia publicada na imprensa sobre recolhimento dos brigadistas que atuavam no combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal por falta de recursos, a Força-Tarefa Amazônia do Ministério Público Federal (MPF) enviou, na tarde desta quinta-feira (22), uma requisição ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitando informações sobre os fundamentos sustentados pelo órgão para justificar a medida. O instituto tem até 48h, a partir do recebimento do documento, para responder aos questionamentos feitos pelo MPF.

Publicidade

No documento, o MPF questiona ainda, caso a motivação para a retirada dos brigadistas seja orçamentária, quais medidas para conter o avanço das queimadas serão adotadas, e em qual prazo, a fim de que sejam retomadas as ações de combate ao fogo, em especial na Amazônia, e qual a previsão para restabelecimento integral de tais ações.

A solicitação de informações é uma atuação da Força-Tarefa Amazônia do MPF e ocorre como parte do Inquérito Civil 1.13.000.001722/2019-96, instaurado para apurar a adequação das políticas públicas estaduais e federais de combate ao desmatamento e queimadas associadas no estado do Amazonas.

Imagem: Ilustrativa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus promove ação de cidadania natalina para usuários atendidos pelo Centro POP

elayne

Sindarma aciona Justiça, Sindflu recua e greve é suspensa por tempo indeterminado

elayne

Adaf prorroga até o dia 15 de junho a vacinação contra febre aftosa em oito municípios

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais