Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Mudança na CNH: veja quais drogas o exame toxicológico pode detectar e quem pode ter carteira gratuita

Publicidade

Texto foi aprovado no Congresso nesta semana, mas ainda pode mudar, caso tenha trechos vetados pelo presidente da República.

O Congresso Nacional aprovou nesta semana um projeto que prevê mudanças para os motoristas. Entre outras medidas, ele obriga a realização de exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou seja, ainda pode sofrer alterações, ao ter trechos vetados.

🚗A proposta também determina o custeio da carteira de habilitação de pessoas de baixa renda — por meio da carteira social —, e a transferência de veículos em plataforma eletrônica (entenda mais abaixo).

Entenda, nesta reportagem, o que pode mudar, segundo o texto aprovado no Congresso:

  1. Quem terá que fazer o exame toxicológico?
  2. O que muda para motoristas de caminhão e ônibus?
  3. Quais drogas o exame vai detectar?
  4. Onde fazer o exame?
  5. Quem terá direito a carteira social?
  6. Transferência de veículos online
  7. Quando a regra começa a valer?

Quem terá que fazer o exame toxicológico?

 

Pelo texto, passa a ser obrigatória a realização de exame toxicológico e a apresentação de resultado negativo para que motoristas recebam a permissão para dirigir — primeira habilitação antes da carteira definitiva.

A nova regra vale para motoristas das categorias:

  • 🏍️A: veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos.
  • 🚗B: veículos com até oito passageiros como carros, vans e picapes.

O que muda para motoristas de caminhão e ônibus?

 

O exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E já era obrigatório. Portanto, nada muda para os motoristas de ônibus, caminhões e motoristas profissionais.

Quais drogas o exame vai detectar?

 

O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para detectar se a pessoa testada consumiu — ativamente, ou não — substâncias psicoativas.

A validade do exame toxicológico de larga janela de detecção é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.

São detectados no exame toxicológico de larga janela as anfetaminas, canabinoides (maconha), opiáceos, cocaína e o mazindol, uma medicação utilizada para a perda de peso.

São exemplos: rebite, ecstasy, cocaína, maconha e haxixe.

Onde fazer o exame?

 

Atualmente, o exame toxicológico é realizado em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito.

As informações estão no site do Ministério dos Transportes.

Quem terá direito a carteira social?

 

O texto prevê que os recursos arrecadados com multas de trânsito serão usados para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda.

Para ter direito à CNH Social é preciso que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Transferência de veículos online

 

Segundo o aprovado no Congresso, a transferência de veículos integralmente em plataforma eletrônica pode ser permitida, com contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais.

Valem as seguintes regras:

  • o contrato de compra e venda de veículo deverá conter as assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas;
  • a assinatura eletrônica avançada do contrato de compra e venda de veículo deverá ser realizada por meio de plataforma de assinatura homologada;
  • a vistoria de transferência da propriedade poderá ser realizada em formato eletrônico a critério do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

 

Quando a regra começa a valer?

 

A regra precisa ser sancionada pelo presidente da República para ter validade.

Foto: Reprodução
Publicidade

Leia mais

ENERGIA SOLIDÁRIA: mais de 1.500 toneladas de alimentos já foram doadas em cestas básicas, frangos e kit lanche a comunidades em Manaus e interior beneficiando 669 mil pessoas

elayne

Empresária Grauben Lauschner será painelista no Congresso SIMM, em SP

Daly Ruiz

Prefeitura de Manaus tem alta de 4% no total de análise de processos de licenciamento no ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais