Conexão Amazônica
GERAL

Museu da Cidade de Manaus reabre com exposição artística e visitas monitoradas

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), reabriu, nesta quinta-feira, 12/1, um dos principais atrativos culturais da cidade, o Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, centro histórico. 

Dentre a programação, pensada para a temporada de férias escolares, o Museu da Cidade de Manaus oferece um atrativo diferenciado com visitas monitoradas acompanhadas de personagens históricos da capital amazonense, além de indígenas e caboclos ribeirinhos.

“Foi preciso suspender o funcionamento do museu por 48 horas para fazer alguns ajustes de manutenção e agora ele reabre para receber o público neste período de férias escolares. Tudo foi pensado para que o visitante possa fazer uma verdadeira imersão histórica e cultural”, disse a diretora-presidente, em exercício, da Manauscult, Oreni Braga. 

Além disso, o museu recebe a exposição “Reciclarte” do artista plástico Alfredo Borret, que incita a percepção sobre a relevância da utilidade de materiais que seriam descartados, e também da grandiosidade, beleza e impacto que a criatividade pode aguçar no visitante.

Visitação monitorada

O visitante começa a imersão histórica conhecendo a sala “Afluentes do Tempo”, que projeta imagens a partir de um reflexo na água, que fica represada em uma espécie de bacia em formato de rio. O espaço “Casas-Cabeças”, casas de diferentes habitantes da cidade são apresentadas em fotos em um painel touch screen. Já no “Banhos de Origens” é possível vivenciar o depoimento de pessoas de outras nacionalidades que vieram morar em Manaus.

Quem fizer a visita guiada também vai conhecer o salão nobre onde fica a “Sala dos Prefeitos”, que mostra nomes, fotos e períodos de gestão de todos os prefeitos de Manaus. O ambiente tem mobiliário de estilo manuelino, muito usado nos anos 1910 em Manaus.

O museu traz, ainda, a sala “Anéis de Crescimento”, o espaço “Rios Voadores”, que mostra a evaporação da água e o ciclo das chuvas na capital em quatro globos, além da sala de arqueologia, onde se pode observar de cima de um piso de vidro resistente, com iluminação especial, fragmentos arqueológicos e uma urna funerária encontrada durante as obras realizadas no local. 

As visitações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: museu.manaus@gmail.com.

Texto – Flávia Moura / Manauscult

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Publicidade

Leia mais

Homem é preso por matar companheira em Novo Aripuanã, no AM

elayne

Servidores da Prefeitura de Manaus que trabalham na limpeza da cidade receberam mais de mil atendimentos em assistência

elayne

Prefeito vistoria serviços de infraestrutura na comunidade Água Branca

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais