Conexão Amazônica
SAÚDE

Mutirão de consultas urológicas atende mais de 100 homens na FCecon

Publicidade

Cerca de 130 homens foram atendidos por médicos urologistas durante o mutirão realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), neste sábado (23/11). Aqueles que tiverem os exames alterados e suspeita de câncer de próstata farão biópsia também na instituição, que é referência em tratamento na Região Norte.

O mutirão, que faz parte da Campanha Novembro Azul, é realizado com o objetivo de detectar tumores no início e dar possibilidade de cura aos homens.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, muitos dos casos que chegam até a Fundação já são avançados. “A maioria dos tumores que nós temos aqui, em torno de 580 que temos no Estado, são casos avançados. O produto final disso pode ser a morte pra essas pessoas”, lamentou.

O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia maligna que mais acomete os homens, perdendo somente para o câncer de pele não melanoma. Por isso a campanha Novembro Azul é realizada em todo o mundo para alertar a população masculina sobre a importância de fazer seus exames regularmente.

Diagnóstico precoce – Os exames de PSA (de sangue) e toque retal são as duas alternativas para diagnosticar o câncer de próstata precocemente. A doença descoberta no início tem possibilidade de cura em até 95% dos casos.

Os 130 homens que participaram do mutirão já haviam realizado o exame de PSA na própria Fundação Cecon. Neste sábado, foi a vez do toque retal durante consulta com urologista. Ao todo, três médicos da especialidade e dois residentes atuaram na ação, além de 15 estudantes de medicina da Liga Acadêmica de Técnicas Cirúrgicas e Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Médica.

Se cuidando – O comerciante Robervan Melo soube do mutirão através de informações na mídia e resolveu aproveitar a oportunidade para se consultar com o urologista. “Como já estou na idade, precisa fazer esse exame, verificar. Pra mim é muito importante”, disse.

Aos 54 anos, Robervan foi até à Fundação Cecon para fazer o exame do toque pela primeira vez e estava ansioso. Ele incentiva outros homens a se cuidarem regularmente. “Isso é importante. Os homens têm que se preocupar mais com a saúde. As mulheres têm mais preocupação e acho que os homens também têm que ter essa preocupação com a saúde”, ressaltou.

Quando fazer os exames – A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que todo homem, a partir dos 50 anos, deva iniciar o rastreamento através do toque retal e do exame de PSA.

“É importante que o homem tenha consciência de que ele precisa procurar o urologista, fazer seus exames, fazer seu check-up de forma regular. É importante que se realize os dois exames, o toque retal e o PSA”, reforça o urologista e chefe do serviço de Urologia da FCecon, George Lins, explicando que quando são feitos os dois exames a chance de um câncer de próstata passar despercebido é de 5%. Se realizar somente o PSA, essa chance vai para 15% e se fizer somente o toque, 35%.

Biópsia – Após o mutirão, que teve ainda o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), os homens que tiverem indicação e suspeita de câncer de próstata vão passar por biópsia na FCecon, única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas que faz o procedimento.

Caso a biópsia confirme que o homem tem câncer de próstata, ele fará tratamento na Fundação Cecon.

Publicidade

Leia mais

Situação epidemiológica da Covid-19 no Amazonas é atualizada pela FVS-AM, neste sábado (08/05)

elayne

Prefeitura amplia número de unidades de saúde que ofertam profilaxia pré-exposição ao HIV

elayne

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais