Conexão Amazônica
POLÍCIA

Na zona norte, Polícia Militar desenvolve projeto de patrulhamento em igrejas

Publicidade

Inspirada em projeto desenvolvido pela Polícia Militar de São Paulo, a 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar do Amazonas, está realizando um trabalho de patrulhamento regular em igrejas de Manaus, estreitando os laços com a comunidade, aproximando os líderes das congregações religiosas e reduzindo o índice de roubos e furtos nas igrejas.

Há quase dois anos, o projeto está em funcionamento em Manaus. Responsável pelo patrulhamento em parte da região norte, a 27ª Cicom fica à disposição para que a comunidade possa relatar todo tipo de ocorrência e insegurança na área. A aproximação facilita a comunicação dos policiais com os lideres religiosos.

Publicidade

A tenente Márcia Mendonça relata a importância da implantação do projeto na Cicom. “Essa aproximação da igreja com a polícia e com a população é importante. Assim nós nos sentimos mais seguros, e a igreja também. Conseguimos fazer uma parceria muito boa, damos o suporte às congregações próximas da zona norte. Até ligações nós fazemos para saber se está tudo bem”, contou Mendonça.

Além disso, o acesso é feito diretamente com o comandante da Cicom. Os representantes podem registrar ocorrências, pedir para os policiais averiguarem casos suspeitos e receber dicas de prevenção e orientação para evitar o descuidado e futuros crimes.

De acordo com o líder de uma das igrejas da zona norte, Claudenilson Paulino, de 29 anos, essa iniciativa tem trazido tranquilidade para os pastores e membros das congregações, uma vez que eles são orientados que devem acionar a guarnição em casos de suspeita de crime.

“Melhorou muito, nós ligamos e informamos que estamos precisando de uma viatura, imediatamente eles enviam para a porta da igreja, não somente nos dias de cultos. Os policiais nos aconselham a fortalecer a segurança interna, e assim evitamos assaltos, furtos e uma série de coisas quem podem nos causar prejuízo e colocar nossas vidas em risco”, afirmou Paulino.

A Polícia Militar informa que os moradores dos bairros que a 27ª Cicom atende podem acionar diretamente a viatura pelo número (92) 98842-1772. Em casos de emergência, é preciso acionar o 190. Denúncias podem ser feitas diretamente ao 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Publicidade

Leia mais

Policiais militares da Força Tática apreendem armas de fogo e munições na zona Oeste

elayne

Cavalaria da PMAM completa 34 anos com ações contra criminalidade e ações sociais

elayne

Programa de rádio tira dúvidas sobre crimes cibernéticos e aborda as ações da Companhia de Cães

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais