Conexão Amazônica
ESPORTE

Nacional FC tem a melhor campanha em sua história na Série D do Brasileirão

Publicidade

Considerando todos os jogos, o Leão dispõe de 79% de aproveitamento, melhor que das outras oito edições da quarta divisão que participou

Antes mesmo da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D 2023 terminar, o Nacional tem o melhor aproveitamento em sua história na competição. Invicto há seis rodadas, o Leão tem 100% em jogos em casa e é líder do Grupo A1 da tabela.

Publicidade

Levando em consideração todos os jogos, o Azulino dispõe de 79% de aproveitamento, maior e melhor que das outras oito edições da quarta divisão que participou.

E para continuar com os bons números na edição de 2023, o Naça recebe o Águia de Marabá (PA), neste sábado. A partida é válida pela nona rodada do returno do Campeonato Brasileiro Série D. O duelo ocorre às 15h, no estádio Ismael Benigno, a Colina.

Comparando todas as edições que o Nacional participou, neste ano de 2023, o time acumula 79% de aproveitamento ainda na primeira fase.

Os comandados do técnico João Carlos Cavalo começaram com uma boa vitória sobre o Humaitá (AC) por 3×1. Na segunda rodada perdeu para o Tuna Luso (PA) por 2×1, a única derrota até o momento. O resultado, porém, não abalou o grupo que, rapidamente, se reergueu.

Após o episódio, o elenco voltou com todo gás. Venceram o Princesa do Solimões (AM), o Trem (AP), o São Raimundo (RR), empatou em 1×1 contra o Águia de Marabá – fora de casa – e por último, ganhou do São Francisco (AC) em dois jogos.

O primeiro aconteceu na primeira fase por 2 a 0 com gols de Alan Patrick e Iury Tanque. Já na primeira partida do segundo turno, marcaram 3 a 0 dentro da casa do adversário, com finalizações de Érico (2x) e Iury Tanque.

Os sete primeiros jogos  foram históricos não só para o Naça, mas para todo o estado do Amazonas. Os 16 pontos asseguraram o melhor início da Série D a um clube amazonense. A equipe superou os 15 pontos do Amazonas em 2022.

A segunda melhor

Na busca pelo acesso à terceira divisão, o Naça não soma tanto sucesso. O primeiro ano no torneio foi em 2009. Na época, o Leão fechou a primeira fase em primeiro lugar no grupo com três vitórias e uma derrota, em quatro jogos e 75% de aproveitamento.

Na segunda fase, o Leão enfrentou o Cristal (AP) em dois jogos e empatou em 1 a 1 no primeiro duelo, bastando um empate sem gols para a classificação à terceira fase.

No segundo jogo em Manaus, o time abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas na etapa complementar, mesmo diante de sua torcida no Vivaldo Lima, o Nacional levou cinco gols do time amapaense, culminando com o placar de 5 a 2 para o Cristal (AP). Na classificação geral, o clube acabou na 17ª colocação.

A pior campanha

Depois de dois anos, o Naça novamente disputa a Série D. A vaga veio após a desistência da Federação Roraimense de Futebol de pôr um clube na competição. Com isso, o Leão entrou graças ao Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na 1ª fase, o time amazonense somou sete pontos em oito jogos e estacionou na quarta posição, vencendo duas partidas, empatando uma e sendo derrotado cinco vezes. Esses números acarretaram a pior campanha na sua história, com 29% de aproveitamento.

Linha do tempo na Série D

Em 2013, com 62% de aproveitamento, o time amazonense terminou a primeira fase na liderança, alcançando 15 pontos, dois a mais que o segundo colocado. Em oito jogos, foram cinco vitórias e três derrotas.(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na segunda fase, o Nacional enfrentou o Salgueiro (PE). No primeiro jogo fora de casa, a partida terminou sem gols. Jogando em seus domínios, com a presença da torcida nacionalina lotando o Sesi, os amazonenses tentaram, mas não conseguiram a vitória que garantia a passagem para a próxima fase da competição.

Por sua vez, o Carcará foi cirúrgico e conseguiu buscar o empate após sofrer a virada no segundo tempo em 2 a 2. A equipe pernambucana conquistou a vaga por ter marcado mais gols fora.

Maquinaça

O ano de 2015 foi um marco para o clube azulino, isso porque o time voou no Campeonato Amazonense e obteve uma sequência de 15 vitórias consecutivas , chegando  a ser comparado ao time dos anos 70 que era chamado de “Maquinaça”.

Na final do Estadual, o Leão batalhou com o Princesa do Solimões e venceu as duas partidas decisivas por 1 a 0 e 2 a 1, sendo o primeiro clube a ser campeão na Arena da Amazônia.

Apesar do feito no Barezão, na Série D, a história foi diferente. Comandado pelo técnico Aderbal Lana e depois por Paulo Morgado, o clube terminou a primeira fase em terceiro lugar.

Em oito jogos, somou duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, a eliminação veio após uma derrota em casa por 2 a 0 para o Rio Branco (AC). O Leão deixou a Série D com 33% de aproveitamento.

No ano seguinte, o Naça voltou a cair na primeira fase, apesar de finalizar essa fase em segundo lugar com oito pontos.

Os azulinos foram eliminados por conta de um gol de saldo que garantiu o Espírito Santo em seu lugar. Em seis jogos, fez duas vitórias, dois empates e duas derrotas e somou 44% de aproveitamento.

De novo na segunda fase

Já no ano de 2018, o Leão da Vila Municipal enfim conseguiu voltar a classificar para a segunda fase, o que não acontecia desde 2013. Garantiu o primeiro lugar em um grupo com São Raimundo de Santarém, São Raimundo de Roraima e Real Ariquemes (RO).

Na segunda fase, foi derrotado diante do Altos no Piauí por 0 a 3, mas venceu em Manaus por 4 a 2, resultados que culminaram na sua eliminação e 55% de aproveitamento.

Na penúltima participação na Série D do Brasileiro, os nacionalinos foram piores que os anos anteriores. Precisaram passar da fase preliminar do torneio. Em duas partidas, o time perdeu pelos placares de 2 a 1 para o Ji-Paraná (RO) e novamente deu adeus ao sonho, em 2020.

(Foto: João Normando/LB Agência)

Lane Azevedo / @acritica

Publicidade

Leia mais

Remo e Manaus se reencontram por vaga na decisão da Copa Verde

elayne

Fla conta com gol de Pedro para derrotar Amazonas na Copa do Brasil

elayne

Nacional FC recebe o Princesa do Solimões, neste sábado (20), na Colina

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais