“Estamos esperando o Governo Federal enviar mais doses de vacinas pediátricas da Pfizer”, assinalou a secretaria
Por enquanto não há qualquer previsão para começar em Manaus a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 anos e sem comorbidades. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até o momento já podem sem imunizados meninas e meninas entre 5 e 11 anos com comorbidades e de 6 a 11 anos sem comorbidades.
“Estamos esperando o Governo Federal enviar mais doses de vacinas pediátricas da Pfizer”, assinalou a secretaria. Isso porque a Coronavac é liberada apenas para crianças de 6 anos ou mais, enquanto que a Pfizer é autorizada a partir de 5 anos. Assim que o estoque for abastecido, a última faixa de idade será liberada.
Até o início da manhã desta terça-feira, 01/02, com 15 dias de vacinação, apnenas 15,8 mil crianças já haviam sido vacinadas, de um universo de 260 mil entre 5 e 11 anos.
Para aumentar este número, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse na segunda-feira, 31/01, que as escolas municipais cobrarão o passaporte vacinal das crianças quando as aulas forem iniciadas, no dia 14/02.
“Hoje, temos nove pontos para vacinação das crianças e vamos continuar expandindo. Sabemos que essa vacinação é diferenciada. Não podemos deixar a criança próxima dos adultos na mesa da vacinação. Temos mais de 50 pontos para os adultos e esse é o trabalho que a prefeitura está fazendo para resguardar a saúde de sua população. Em janeiro de 2021, 2.157 pessoas, infelizmente, foram sepultadas em Manaus só por Covid. Neste mês, até hoje, 97. Se compararmos, é uma diferença muito grande, porém não queremos que ninguém venha sofrer mais da Covid. Nós temos vacina em abundância, por isso, vamos seguir ampliando a nossa campanha”, completou o prefeito.
fonte:TH