Conexão Amazônica
SAÚDE

Navio com infectados por Covid-19 chega ao Rio de Janeiro

Publicidade

MSC Preziosa teve 25 casos da doença entre tripulantes e 8 entre passageiros. MSC Seaside deve chegar amanhã a Santos (SP)

Um dos cinco navios que registraram surto de Covid-19, o MSC Preziosa está no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5) para concluir a viagem em meio à suspensão da temporada de cruzeiros no país.

Com 25 casos da doença entre os tripulantes e oito entre os passageiros, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que a embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico, em uma escala de quatro níveis. 

O último embarque foi autorizado no domingo (2), em Cabo Frio, na região dos Lagos. Ao todo, o navio poderia transportar até 3.016 passageiros.

Além do Preziosa, o MSC Seaside encerra viagem nesta quinta-feira (6), em Santos – onde o MSC Splendida já se encontra desde o dia 31 de dezembro.

O Brasil tem, atualmente, cinco navios de cruzeiro na costa para a temporada 2021/2022, que seguem sob supervisão sanitária da Anvisa.

Situação das outras embarcações

O MSC Splendida, com capacidade para 3.051 passageiros, teve 78 casos positivos (62 tripulantes e 16 passageiros) – nível 4 do cenário epidemiológico. No MSC Seaside, foram 65 tripulantes com a Covid-19 e 25 passageiros. Esta segunda embarcação tem capacidade para 3.622 passageiros, com a classificação no nível 3 do cenário epidemiológico.

O navio da Costa Diadema está no Porto de Santos, em São Paulo, após o desembarque completo dos passageiros. Entre os tripulantes, havia 30 pessoas infectadas. A embarcação tem capacidade para 2.368 passageiros, com o cenário epidemiológico alterado para o nível 4 no dia 31 de dezembro, o que implica quarentena para a embarcação.

Ainda em navegação, o Costa Fascinosa, com capacidade para 1.083 passageiros, não realizará novos embarques. Foram reportados dois casos de Covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os passageiros. 

O aumento exponencial do número de casos de Covid-19 a bordo de navios de cruzeiro motivou a recomendação da Anvisa de suspensão da temporada. 

Protocolos da Anvisa

De acordo com a Anvisa, todos os passageiros com 12 anos ou mais devem apresentar comprovante de vacinação completa para embarcar, além de preencher um questionário de saúde das seis horas antes.

Toda a tripulação deve estar vacinada e ser testada semanalmente. Os hóspedes com 2 anos ou mais devem apresentar o PCR negativo dentro de 72 horas do embarque no navio ou um teste de antígeno feito nas 24 horas anteriores.

Os testes devem ser realizados diariamente em 10% dos hóspedes e tripulantes durante a viagem do cruzeiro. Aqueles que testarem positivo ou que tiveram contato com os pacientes são orientados a fazer quarentena, com assinatura de termo de compromisso de continuidade do isolamento e com observância de possíveis sintomas. 

Publicidade

Leia mais

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos (e como corrigir isso)

elayne

O que é distorção de imagem e como tratá-la?

Daly Ruiz

Profissionais de saúde da prefeitura promovem ações de sensibilização sobre alergias alimentares

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais