Conexão Amazônica
SAÚDE

No AM, queda na doação de sangue ameaça cirurgias agendadas; Hemoam faz convocação

Publicidade

Após queda de 50% no estoque, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando pessoas de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência.

Após queda de 50% no estoque de sangue, nesta quinta-feira (20), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. Isso porque a falta de doações já ameaça a realização de cirurgias agendadas.

De acordo com o órgão, nesta semana, a área técnica de hemoterapia do Hemoam realizou uma reunião em que foi sinalizada a recomendação de remarcação de cirurgias não urgentes.

“A demanda não está coincidindo com nossos estoques e não podemos correr o risco de faltar sangue para as ocasiões de urgência”, ponderou o diretor clínico da instituição, Dr. Nelson Fraiji.

Com isso, o Hemoam informou que vai emitir um comunicado a todos os hospitais públicos e privados, recomendando a remarcação de cirurgias não urgentes para assegurar a oferta de bolsas para os casos de urgência.

Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais escassos. Segundo o Hemoam, este segundo é de grande importância nas emergências, quando o paciente precisa de transfusão e não se sabe a qual grupo sanguíneo pertence.

Segundo a instituição, o aumento de casos de gripe e Covid também influenciam nas doações. Isso porque quem testou positivo para Covid-19 só pode doar após 14 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem teve gripe pode doar após sete dias.

Como doar

Para ser doador de sangue é preciso estar saudável e ter entre 16 a 69 anos, bem alimentado e descansado. Também é preciso pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto.

Doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada.

fonte: g1

Publicidade

Leia mais

Governador Wilson Lima destaca aumento de 12% para 74% no estoque da Central de Medicamentos

elayne

Programa do governo quer ampliar acesso à água potável para indígenas

elayne

TCE-AM alerta gestores públicos sobre a continuidade de ações na atenção básica de saúde

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais