Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

No Amazonas, “Aprova Brasil” finaliza atividades do ano envolvendo 52 mil estudantes

Publicidade

Meta para 2020 é ampliar a quantidade de escolas atendidas pelo projeto e inserir novos programas pedagógicos

Um encontro entre a Gerência de Educação Básica regular e professores participantes do “Aprova Brasil” foi realizado na manhã desta quarta-feira (06/11), no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A reunião encerrou as atividades do projeto, que este ano atingiu 52 mil estudantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Professores de Português e Matemática do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram do encontro e assistiram às palestras dos professores Maria Regina Vieira, de Português, e José Alcântara Filho, de Matemática. Ambos são pesquisadores de metodologia e são vinculados à Secretaria de Educação e Desporto.

A gerente de Ensino Regular, Sirlei Baima, disse que o objetivo das palestras é motivar os docentes. “É para que o professor saia daqui restabelecido, sabendo que finalizamos o percurso, mas ainda temos muita coisa para fazer ano que vem. Temos muitas melhorias para propor, muita lição de casa para trabalhar com os meninos, porque essa é nossa função”, destaca.

Programa – O projeto busca incentivar competências leitoras e matemáticas, por meio de exercícios e simulados, contribuindo para que os alunos tenham um melhor desempenho nas avaliações internas e externas. As atividades estão dispostas em livros didáticos, com exercícios de matemática e língua portuguesa voltados para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e simulação de avaliações nacionais.

O material foi apresentado a professores de 232 escolas estaduais, sendo 129 de Manaus, 66 da Região Metropolitana, e 37 do Baixo Amazonas, dos municípios de Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Maués. No total, 52.212 alunos participaram do projeto neste ano.

O projeto entrou em vigor em junho, e desde então foram realizados três encontros de formação para os professores participantes. Os dados serão tabulados para apreciação e verificação dos resultados.

“É o momento de a gente auxiliar na consolidação das habilidades. Se esse aluno ainda não processou as habilidades mínimas para prosseguir o percurso estudantil, esse é o momento de a gente propor uma estratégia que vá realmente garantir essa aprendizagem”, ressalta Baima.

O objetivo da Gerência de Educação Básica para 2020 é não só continuar o projeto, mas ampliá-lo, além de inserir outros projetos pedagógicos.

FOTOS: Cleudilon Passarinho/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Publicidade

Leia mais

Secretaria de Educação reúne com Sinteam e Aleam para tratar da volta às aulas presenciais

elayne

Prefeitura aprova mais de 200 estudantes no Ifam e Fundação Matias Machline

elayne

UNINORTE celebra 30 anos no Teatro Amazonas

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais