Conexão Amazônica
GERAL

No “Dezembro Vermelho”, Assembleia do Amazonas reforça compromisso com a prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS

Publicidade

O último mês do ano é marcado pela realização da campanha “Dezembro Vermelho”, que promove mobilização nacional de luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sendo o dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Combate à AIDS. Para reforçar a data e, principalmente, contribuir na diminuição dos números de contágio a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza ações e produz matérias voltadas à conscientização.

Em 2023, a programação de ações do “Dezembro Vermelho” acontecerá nesta terça-feira (5), na sede do Legislativo Estadual. No hall de entrada do prédio principal da Assembleia, a Diretoria de Saúde realizará distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, além de panfletos informativos sobre prevenção. Já no Centro Médico Carlos Avelino, serão disponibilizados testes rápidos de HIV; sífilis e hepatites B e C; além de material informativo sobre essas enfermidades, numa parceria com a Comissão de Saúde da Casa, presidida pela deputada Dra. Mayara (Republicanos) e a Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT- HVD).

Publicidade

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), afirma sobre o compromisso com a saúde e bem-estar dos servidores do Poder Legislativo. “Temos preocupação com nossos servidores. Por isso, durante todo o ano, a Diretoria de Saúde realiza ações de conscientização e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, mas em Dezembro essas atividades se intensificam”, afirmou.

O diretor de Saúde da Casa Legislativa, médico Arnoldo Andrade, reforça a importância da ação, sempre lembrando que, apesar dos coquetéis e tratamentos que hoje proporcionam melhor qualidade de vida aos soropositivos, a prevenção é sempre a melhor escolha.  

“Sabemos que a Aids não tem cura. Queremos que os nossos servidores ajam com responsabilidade e se previnam. Daí a necessidade da realização da campanha”, explicou.

Testes gratuitos

A oferta de testes rápidos gratuitos acontece das 9 às 12 horas, destinada a servidores e visitantes. Segundo o diretor Arnoldo Andrade, no caso de detecção de algum diagnóstico positivo, os servidores receberão acompanhamento da equipe de saúde da Casa. “Esta parceria da Assembleia com a FMT, nos garante apoio na prevenção, possível diagnóstico e tratamento”, destacou Andrade.

Frente Parlamentar

A Casa Legislativa possui a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/ HIV /AIDS, criada por meio da Resolução Legislativa nº 611/2016, de autoria do então deputado Luiz Castro (18ª Legislatura), e atualmente presidida pelo deputado Carlinhos Bessa (PV).

A Frente Parlamentar atua no fortalecimento dos movimentos de defesa de direitos desses pacientes, através da união da força política e um olhar humanizado para os pacientes que enfrentam os problemas causados pelas ISTs.

Legislação

A Lei nº 4.444/2017, do deputado da 18ª Legislatura, Carlos Alberto, instituiu a Semana Estadual da Conscientização pelo Diagnóstico Precoce de HIV/AIDS. A importância da legislação é destacada quando olhamos os dados da Painel Epidemiológico HIV/AIDS, do governo estadual, indicando que no Amazonas, de 2022 a 20233 foram registrados 4.194 casos de HIV/AIDS, sendo 2.407 em 2022 e1.787 em 2023 (janeiro a dezembro).

Atualmente tramita na Aleam o Projeto de Lei (PL) nº 1.111/2023, da deputada Mayra Dias (Avante), que propõe alterações na Lei nº 4.444/2017 com o objetivo de potencializar as campanhas de conscientização no estado. “Essa propositura tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e os estigmas que pessoas vivendo com HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis sofrem na sociedade,” alertou Mayra.

Apto para votação está o PL nº 345/2022, da deputada Dra. Mayara (Republicanos). O projeto institui o estímulo à realização de teste rápido de HIV/AIDS, sífilis e hepatites para todos os usuários de hospitais, maternidades, unidades de saúde públicas e privadas do Amazonas.

“A ampliação do acesso ao diagnóstico precoce é muito importante para ajudar no controle de DST/IST; e precisamos incentivar, apoiar e fortalecer o trabalho, e cada vez mais descentralizar o serviço, para que a população tenha acesso fácil ao teste”, afirma a deputada.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza ações de manutenção e limpeza no bairro Praça 14 e outros pontos da cidade

elayne

Após recesso de fim de ano, reuniões do CMDU retornam em 3 de janeiro

elayne

Prefeitura de Manaus inicia quarta turma do ‘Formação de Startups’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais