Conexão Amazônica
GERAL

No Dia Mundial da Pessoa Idosa, ação da Susam leva música à Fundação Dr. Thomas

Publicidade

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual da Saúde da Pessoa Idosa, promoverá na próxima segunda-feira (15/06), uma ação beneficente na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas.

Trata-se de uma apresentação musical do cantor Célio Costa, músico católico que faz trabalho de evangelização através da sua arte, com repertório de orações e louvores. A apresentação terá início às 9h e ocorrerá na parte externa, com duração de uma hora, para que não haja contato com os idosos, obedecendo ao distanciamento adotado por ocasião da pandemia de Covid-19.

Os servidores da Fundação Dr. Thomas posicionarão caixas de som em locais que possibilitem um maior alcance para que os idosos apreciem a apresentação de onde estiverem: quarto, refeitório, corredores, mantendo a rotina de cuidados, além do conforto.

“Assim, mantêm-se os cuidados quanto a não aglomeração dos idosos”, destaca a coordenadora estadual da Saúde da Pessoa Idosa e membro integrante do Conselho Estadual do Idoso (CEI – AM), Deiziane Epifânio.

A coordenadora também reforça que o show, além de proporcionar um momento de lazer, contribui com o bem-estar dos idosos, levando conforto e carinho. “Neste contexto atual, onde são necessários o isolamento social e a grande redução do número de pessoas que podem entrar em contato com os idosos residentes (cuidadores e profissionais da equipe de saúde), interrompendo suas rotinas e atividades sociais preexistentes à pandemia, tais mudanças podem ocasionar uma maior ansiedade e estresse, evidenciando muito mais a sensação de solidão, podendo gerar um quadro depressivo ou agravando, se já existir, a saúde do idoso”, observa.

Ainda segundo a coordenadora, a ação é uma maneira de fazê-los reviver bons momentos, sensações e lembranças, para renovar as forças e proporcionar o bem-estar. “Um momento de paz de espírito, onde não cabe o medo ou a violência. O intuito da ação, nesse momento de maior vulnerabilidade aos idosos por conta da Covid-19, em meio a tantos receios e preocupações, é de proporcionar o bem-estar, fortalecer a fé e a esperança, transmitindo uma mensagem positiva de que momentos melhores estão por vir”, frisa.

A data de 15 de junho foi instituída como o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), em 2006. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Há várias formas de violência contra a pessoa idosa: física, psicológica, sexual, financeira, negligência e abandono.

Publicidade

Leia mais

Sessão solene na CMM homenageia os 27 anos da Escola de Serviço Público Municipal

elayne

Sine Manaus oferta 294 vagas de emprego nesta quinta-feira, 16/11

elayne

Prefeitura intensifica fiscalização em vagas especiais em supermercados da zona Oeste da cidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais