Conexão Amazônica
GERAL

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Faar apontam ligação positiva entre saúde mental e atividade física

Publicidade


Estimativas mostram que 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais
 
A prática de atividades físicas e esportivas é uma aliada contra os transtornos mentais, que estão entre os principais fatores de risco para o suicídio. Nesta sexta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) apontam que praticar esportes e exercícios físicos contribui para a saúde mental e o bem-estar geral.
 
“Vários estudos já comprovaram que a prática de atividades físicas alivia o estresse, diminui a ansiedade, melhora o sono, oxigenação cerebral e a capacidade cognitiva. Uma rotina de exercícios auxilia na prevenção, também, da depressão”, aponta a psicóloga da Faar, Themis Cordeiro.
 
Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estimam que 96% dos registros de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. A depressão é associada à maioria dos casos. A cada ano, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil. No Amazonas, em média, 115 casos de suicídio são registrados por ano, segundo dados Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
 
Para a profissional de Educação Física da Faar, Camila Longo, são inúmeros os impactos da prática esportiva para a saúde mental.
 
“Toda atividade física libera substâncias que trazem sensação de bem-estar e de felicidade. Outro ponto a se considerar é o fator social. Interagir com outras pessoas é muito bom para quem está com problemas de cunho emocional”, assinala.
 
O aposentado José Nunes utiliza a Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, como local para a prática de exercícios físicos. “O melhor que existe é fazer alongamento, caminhada. Numa área aberta, é muito bom. Ruim mesmo é ficar em casa”, afirma.
 
Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – A data de 10 de setembro foi instituída como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp), com endosso da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.
 
FOTOS: Mauro Neto/Faar

Publicidade

Leia mais

Dentistas recém-formados na ESA têm maior inserção no mercado de trabalho

elayne

Em tempos de pandemia, população deve redobrar atenção com fake news e golpes

elayne

Ageman e Controladoria Geral do Município definem rotinas das auditorias de 2023

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais