Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

No Dia Mundial do Orgulho Autista, deputada Joana Darc destaca Leis para promover conscientização no Amazonas

Publicidade

A deputada estadual Joana Darc (UB) ressaltou, nesta terça-feira (18/6), no Dia Mundial do Orgulho Autista, a importância das leis, de sua autoria, que estão em vigor no Estado para a promoção da conscientização e defesa das pessoas com autismo. A parlamentar é vice-presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Autora da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Joana Darc lembra a vitória da sanção da Lei Estadual nº 5.403, de 24 de fevereiro de 2021, que criou o documento, que já foi expedido mais de 2.600 vezes no Amazonas, desde 2021.

Publicidade

“A realidade da pessoa com TEA no Amazonas mudou naquele instante em que a lei entrou em vigor, pois o direito de ser visto, de ser reconhecido e ter o seu espaço na sociedade ganhou força para que fossem criadas mais leis voltadas para a defesa e promoção social dos autistas. Uma vitória que tem que ser lembrada sempre para que nunca possamos retroceder”, disse.

Inclusão nas escolas

A parlamentar é autora da Lei nº 5.012, de 13 de novembro de 2019, que proíbe a cobrança de taxa de reserva, sobretaxa ou quaisquer valores adicionais para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com autismo, no Amazonas, para garantir o ingresso ou a permanência do estudante em instituições de ensino público ou privado.

Atendimento inclusivo

De autoria de Joana Darc, a Lei n.º 6.567, sancionada em novembro de 2023, autoriza o treinamento e a capacitação dos profissionais que realizam o atendimento direto às pessoas com TEA no Amazonas. A manutenção de profissionais para atender e incluir as pessoas com TEA passa a ser obrigatória em todos os locais de atendimento ao público.

“O atendimento a ser realizado pelo profissional deve envolver todas as etapas do serviço, desde o contato inicial com o autista e seu familiar, até o momento da finalização do serviço, garantido a acessibilidade e o respeito aos direitos das pessoas com autismo”, detalhou.

A parlamentar é autora da Lei n.º 5.968/2022, que estabelece as penalidades administrativas às pessoas físicas, jurídicas ou agentes públicos que discriminem pessoas autistas, bem como aos seus pais, responsáveis e tutores, no Amazonas.

Foto – Joedi Porto

Publicidade

Leia mais

Após articulação da deputada Joana Darc, Shopping São José recebe ação itinerante do Castramóvel

elayne

Lula culpa evangélicos por mortes do Covid-19 e líderes rebatem

elayne

Prefeitura alerta beneficiários do Bolsa Família para prazo do acompanhamento de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais