Conexão Amazônica
POLÍTICA

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Aleam relembra atualização da lei que proíbe o uso cigarros eletrônicos

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) auxilia a sociedade no combate ao tabagismo atualizando a legislação relacionada ao uso de derivados do tabaco. A Lei nº 5.996 de 2022 alterou o artigo 1º da Lei nº 3.441 de 2009, proibindo também o uso de cigarros eletrônicos e vaporizadores.

Segundo a justificativa do PL, que a seguir virou Lei, apesar da venda, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar serem proibidas no Brasil pela Resolução 46/2009 da Anvisa, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) existem há mais de uma década e o seu consumo só aumenta. Segundo dados da Fiocruz mais de 500 mil pessoas fazem uso dele.

Pneumologistas alertam, ainda segundo o texto da justificativa, que a utilização do narguilé e de cigarros eletrônicos em longo prazo causam câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, o compartilhamento pode expor o fumante ao vírus do herpes, da hepatite C, tuberculose e outras doenças.

Tabagismo no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que no Brasil 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo e, atualmente, 11% da população brasileira com mais de 18 anos é fumante. Ao longo dos anos, diversas campanhas de conscientização vêm sendo realizadas no Brasil.

Fonte: Freepik

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Deputado Belarmino Lins elogia auxílio-alimentação a todos os servidores estaduais

elayne

Irmãos Lins participam de mutirão de filiações ao PP em Rio Preto da Eva nesta sexta-feira

elayne

Aprovado projeto de Adjuto Afonso para implantação de câmeras termográficas em órgãos públicos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais