Conexão Amazônica
POLÍTICA

No horário político, Amazonino diz que seu adversário foge das denúncias sobre sua administração

Publicidade

No programa eleitoral do candidato a prefeito de Manaus pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, exibido nesta segunda-feira e nesta terça-feira (23 e 24/11), o alerta é sobre fake news e o fato de o adversário, David Almeida, usar a expressão de forma indevida, para fugir das denúncias que pesam sobre a administração dele (quatro meses como governador interino), nos órgãos de controle (Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas).
O programa destaca que em 40 anos de vida pública, Amazonino Mendes (PODEMOS) nunca se envolveu em escândalo de corrupção ou foi alvo de operações da Polícia Federal.
“Parece que assaltar a saúde pública virou moda no Amazonas. Olha, eu fui governador e prefeito de Manaus. Sabe quando você viu meu nome envolvido em superfaturamento de cirurgias e exames, como a gestão do meu adversário, de apenas quatro meses? Nunca!”, disse Amazonino Mendes.
Durante o programa, o candidato pede ao eleitor que observe atentamente o motivo pelo qual o seu adversário esconde o apoio político do governador Wilson Lima nas eleições. As imagens mostram o deputado estadual Ricardo Nicolau, em debate de TV no primeiro turno, acusando David Almeida de superfaturar exames e cirurgias, na sua gestão como governador, e de ter, nessa eleição, o apoio de Wilson Lima e da máquina pública.
A mesma denúncia foi feita pelo deputado Fausto Jr, presidente municipal do PRTB, ao anunciar a saída do seu partido do arco de aliança da campanha de David Almeida, por não concordar com o alinhamento ao governador Wilson Lima. “Para a minha lamentável surpresa, percebemos a entrada do grupo do Wilson Lima dentro da campanha do candidato David Almeida”, denunciou o deputado Fausto Jr na TV Assembleia, imagem exibida também no programa eleitoral de Amazonino Mendes.
O programa expõe a tática usada pelo adversário de desqualificar as investigações em andamento no Ministério Público do Estado (MPE), Tribunais de Justiça e de Contas, por atos suspeitos de corrupção, enquanto David comandava o governo do estado.
“Está complicado para David Almeida dizer que o superfaturamento de exames e cirurgias na sua gestão de governador é fake news. Na Justiça do Amazonas foi cancelado o contrato ilegal da gestão David Almeida, que está sendo investigado pelo MPE na operação Bilhete Premiado”, diz o candidato a vice na chapa de Amazonino, deputado Wilker Barreto (PODEMOS).
O acordo ilegal é referente à contratação de uma empresa de Minas Gerais, durante o governo do David Almeida, que receberia o valor de R$ 5 bilhões por um serviço jamais realizado. Quando Amazonino assumiu o governo em 2018, recorreu à Justiça do Amazonas, que considerou o contrato ilegal, impedindo o pagamento bilionário à Ezo Soluções Interativa.
O MPE, durante a operação Bilhete Premiado, viu indícios de crimes, como tráfico de influência, fraude e dispensa indevida de licitações na contratação, em 2017, pela Superintendência de Habitação do Amazonas (SUHAB), durante o governo de David Almeida.

Metas de governo
Durante o horário eleitoral, Amazonino destaca algumas das principais Metas de Governo lançadas por ele, como o Programa Renda Manaus, que colocará em execução imediata, caso seja eleito, com o auxílio financeiro de R$ 300 e duração até 2024, se estendendo a todos que deixarem de receber a ajuda emergencial do governo federal, que vai até o final do ano, e que estejam cadastrados no Programa Bolsa Família. Serão cerca de 137 mil pessoas beneficiadas em Manaus.
Também cita as metas previstas para a saúde, como ampliar a cobertura da atenção básica, com a construção de novas unidades de saúde e ampliação dos atendimentos em horário estendido, à noite e aos sábados. Amazonino vai também retomar com as Carretas da Mulher, oferecendo mamografia, ultrassonografia e preventivo.

Publicidade

Leia mais

Presidente Roberto Cidade confirma retorno das sessões presenciais da Assembleia Legislativa do Amazonas, em maio

elayne

Roberto Cidade cobra DNIT a imediata retomada das obras de recuperação da BR-319

elayne

Pedido de afastamento do prefeito David Almeida é apócrifo e não atende requisitos legais básicos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais