Conexão Amazônica
CIDADES

No último final de semana do ano, Detran-AM flagra 76 motoristas embriagados em Manaus

Publicidade

Esse foi o fim de semana com maior número de pessoas flagradas dirigindo após consumir bebida alcoólica durante todo o ano

Para garantir a tranquilidade da população manauara e inibir a prática de motoristas que costumam misturar bebida alcoólica e direção, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vem atuando diariamente em todas as zonas da cidade com a operação Lei Seca. No último final de semana do ano, entre sexta-feira (27/12) e a noite do último domingo (29/12), 76 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Manaus; nove foram presos pelo crime de embriaguez no trânsito.

Publicidade

Esse foi o fim de semana com maior número de pessoas flagradas dirigindo após consumir bebida alcoólica durante todo o ano. Apenas na noite do último sábado (28/12), 56 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados – o maior número de flagrantes realizados em uma única noite. Durante as ações, foram abordados 1.268 veículos, e 90% dos motoristas abordados foram convidados a realizar o teste do bafômetro.

Nos três dias de operação, 371 autos de infração foram emitidos, e foram removidos 67 veículos ao parqueamento do órgão, sendo 29 carros e 38 motocicletas. Os agentes do Núcleo Especializado em Operação de Trânsito (Neot) recolheram 56 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 78 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs).

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, informa que as ações estão ocorrendo de forma volante, percorrendo diversos bairros e minimizando os riscos de colisões e acidentes com vítimas. As operações funcionam também de forma preventiva, não apenas punitiva, e a mudança de atitude dos motoristas é fundamental para um trânsito mais seguro e com responsabilidade.

A fiscalização contou com um efetivo de aproximadamente 80 agentes de trânsito do Neot do Detran-AM, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

‘Pagamento Itinerante’ – Por meio do “Pagamento Itinerante”, 36 motoristas conseguiram evitar a remoção dos seus veículos ao parqueamento do Detran-AM. A modalidade permite que débitos de veículos referentes ao serviço de licenciamento em atraso sejam quitados ainda durante as operações de trânsito realizadas pelo Detran-AM.

O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito – podendo ser parcelado em até 12 vezes – ou débito – à vista –, em negociação direta do devedor com as operadoras credenciadas de cartões. Estas empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Detran-AM.

Legislação – De acordo com o CTB, o condutor que cometer homicídio ou provocar uma lesão grave ou gravíssima enquanto estiver dirigindo sob o efeito de álcool ou de outra substância psicoativa pode ir preso e cumprir pena de cinco a oito anos de reclusão, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Os motoristas que não cometem nenhum crime de lesão à vida no trânsito e têm teor de álcool indicado no bafômetro entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l respondem administrativamente pela infração. Se o teor for superior a 0,34 mg/l, o condutor deve ser levado imediatamente a uma delegacia, e irá responder também por crime de trânsito, cuja pena é de seis meses a três anos.

FOTOS: Michell Mello/Secom

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de drenagem superficial no Campo Dourado

elayne

Prefeitura de Manaus libera trecho da Lourenço Braga, interditada devido alagações

elayne

Prefeitura de Manaus desobstrui mais de 20 mil bueiros e recupera 3,1 mil tampas de caixas coletoras em dois anos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais