Conexão Amazônica
GERAL

‘Nosso Centro’ será tema de palestra em seminário para alunos da universidade americana MIT 

Publicidade

O programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, será um dos pontos da programação do Seminário Amazônia Studio 2023, realizado em parceria pelo Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), universidade de pesquisa em Cambridge, Estados Unidos. O evento acontece de 25/3 a 1º/4, em Manaus.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) fará uma apresentação na próxima segunda-feira, 27/3, com o diretor de Planejamento do órgão, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro. O seminário é composto de palestras, visitas técnicas, experiências e encontros com profissionais de arquitetura, alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e estudantes do MIT, que estarão em Manaus especialmente para o evento de imersão.

“Dentro das diversas experiências de arquitetura na Amazônia, como o Implurb está empenhado no programa ‘Nosso Centro’, recebemos o convite do Nama para participar do seminário e apresentar o que se está pensando e projetando para o Centro, nesta ampla revitalização da prefeitura”, disse Pedro Paulo.

E não é apenas projeto, mas início de obras, que já acontecem no Mirante Lúcia Almeida, Largo de São Vicente e Casarão Thiago de Mello, entre a avenida 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos, no Centro, zona Sul.

“Foi dada a partida na primeira etapa ao primeiro complexo de intervenções. O grande diferencial é ter a conexão com dois princípios: uma conexão de paisagem natural, que é o rio, e a outra com o patrimônio histórico. Essa obra faz a ligação entre estes dois quadros, harmonizando ambos”, disse o arquiteto.

Para o palestrante, por estar na Amazônia, é possível mostrar o resultado concreto de preservação e reconversão do patrimônio com usos atuais, como acontecerá com o Casarão Thiago de Mello, que no passado era uma residência e será a casa da fundação de mesmo nome, com exposições, acervo do poeta amazonense e visitação.

“Enquanto o prédio do mirante faz a interlocução como área multigeracional da nossa cidade, se somando a referências como a praia da Ponta Negra, o largo São Sebastião e o Teatro Amazonas”, completou Pedro Paulo.

O coordenador do Grupo de Pesquisa Arquitetura Moderna na Amazônia (Grupo Ama), arquiteto Marcos Cereto, falou que será a primeira vez que o grupo de alunos do MIT estará em Manaus, fazendo um trabalho de imersão com apoio do arquiteto paulista Angelo Bucci.

“Os alunos estarão na cidade para que possam conhecer mais a região, a arquitetura e o planejamento do que está sendo feito. E o Implurb vai apresentar o ‘Nosso Centro’, compartilhando experiências”, afirmou Cereto.

Programa

O “Nosso Centro” tem entre suas diretrizes proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que inicialmente há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas, e posteriormente a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração.

“Temos um exemplo de intervenção funcional, que é o largo São Sebastião. Antes, não era uma área desocupada ou tão degradada quanto a do São Vicente, mas no período noturno havia problemas de insegurança. Com o tempo e todo o trabalho do Governo do Estado, aporte de recursos financeiros e uma programação cultural constante, que leva movimento e vida à área, se tem hoje o largo como conhecemos”, disse Pedro Paulo.

E no entorno, na última década o espaço tem recebido diversos tipos de negócios, de hotéis a restaurantes, passando por serviços. “Acabou se criando toda uma ambiência para facilitar a chegada de novos negócios. E o ‘Nosso Centro’ não terá apenas a grande intervenção do mirante, mas outras agregadas, como a reforma da Praça IX de Novembro, o Museu do Porto e a quadra Batará”, completou o arquiteto.

Também vão participar do Amazônia Studio 2023 nomes da arquitetura nacional e local para falar de temas amazônicos, como Isabella de Bonis, o próprio Cereto, Marcelo Borborema, Almir de Oliveira, Angelo Bucci, Luca Senise, Vitor Pessoa, Muna Hauache, Laurent Troost, Ennio Candotti, Filippo Stampononi e Roberto Moita.

MIT

O MIT é uma universidade privada norte-americana com programas de inovação, ciência, engenharia e disciplinas técnicas, cujo objetivo é fazer um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação.

— — —

– Claudia do Valle / Implurb

Foto – Clóvis Miranda / Semcom

Publicidade

Leia mais

SES-AM realiza audiência pública para discutir o Plano Estadual de Saúde do Amazonas

elayne

Região preservada estimula turismo consciente e pequenos produtores

elayne

Manaus está acima de bandeiras partidárias”, defende David Almeida

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais