Conexão Amazônica
GERAL

Novas obras da Cigás ampliam potencial de acesso ao gás natural a milhares de comércios, residências e indústrias

Publicidade


A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) intensificará as frentes de obras voltadas à expansão da malha de gasodutos em Manaus. Essa nova etapa de infraestrutura de canalização do insumo irá favorecer o acesso ao gás natural a grande quantidade de estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais, além de vários serviços.

A meta da concessionária, neste ano, é construir 33,7 quilômetros de Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) e, com isso, superar a marca de 6,5 mil unidades consumidoras até o fim de 2021.

As obras previstas permitirão o fornecimento de gás natural para os bairros Adrianópolis (Conjunto Morada do Sol), Chapada, Dom Pedro, Ponta Negra, São José Operário e ainda, na avenida Boulevard Álvaro Maia e adjacências. A previsão é finalizar essas obras até o próximo mês de julho.

Além de indústrias, estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais verticais, a nova infraestrutura de rede de distribuição de gás natural será construída em localidades onde funcionam serviços essenciais, como unidades hospitalares e supermercados, portanto, a orientação é priorizar também o atendimento desses usuários.

Segundo o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, mesmo com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Companhia conseguiu atingir a marca de 149 quilômetros de rede de gasodutos no ano passado e garantir o abastecimento contínuo de gás natural para todas as unidades consumidoras de Manaus e dos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás, com ganhos para a população em termos de economicidade, confiabilidade e segurança no abastecimento.

O diretor técnico comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, frisa que o plano de expansão da rede de gás natural envolve estudos de viabilidade técnica e econômica e que as novas obras deverão atender grande número de unidades habitacionais e comércios, que passarão a ter a sua disposição um serviço de qualidade.

Método não destrutivo – As obras da Companhia são realizadas através do método não destrutivo, com máquina perfuratriz que dispensa a abertura de valas nas vias. O recapeamento asfáltico desse processo ocorre em duas etapas: inicialmente com asfalto a frio e, após a conclusão das obras, com asfalto quente (definitivo).

Para evitar impactos no trânsito e comércio local, as obras são executadas em horários de baixo fluxo de veículos. Para dúvidas ou manifestações, a Cigás atende por meio do número telefônico 117. Para informações sobre as obras de expansão da Cigás, é só acessar: https://www.cigas-am.com.br/obras.

Sobre a Cigás – Concessionária de serviço público, a Companhia de Gás do Amazonas atua na distribuição e comercialização de gás natural para os mais diversos segmentos, tendo completado 10 anos de operação no estado em dezembro de 2020.

A manutenção do serviço de distribuição de gás natural garante o desenvolvimento de refinados processos e o funcionamento de linhas de produção de mais de 50 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também beneficia três postos de combustíveis – outros dois já foram contratados com previsão de início das operações nos próximos meses –, um número superior a 4 mil unidades residenciais e em torno de 140 estabelecimentos comerciais.

FOTOS: Divulgação/Cigás

Publicidade

Leia mais

Sete atividades que podem ser desenvolvidas no ensino em tempo integral

elayne

Projetos de interesse social crescem 471% na prefeitura para residencial unifamiliar no Implurb

elayne

Prefeitura e Associação dos Engenheiros alinham cursos em planejamento urbano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais