Conexão Amazônica
SAÚDE

Novembro Azul: Homens devem ficar atentos para a realização do exame de próstata

Publicidade

A Campanha Novembro Azul vem alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e motivar para a realização do exame de próstata. Dados recentes apontam que no Brasil, a doença é a causa da morte de 28,6% dos homens que desenvolvem neoplasias malignas. Silenciosa na fase inicial, este tipo de câncer evolui lentamente de forma assintomática, por isso, a ação incentiva check-ups clínicos periódicos para a preservação da saúde.

O diagnóstico precoce é a única forma de assegurar a cura que deve ser feito pela análise dos resultados dos exames de toque retal e de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). “90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente, por isso a necessidade do r​​astreamento na população masculina”, alertou o urologista, Daniel Pinheiro Ferreira, do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

A próstata é uma glândula que integra o sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas e circunda a primeira camada da uretra. É responsável pela produção do esperma juntamente com as vesículas seminais e está localizado logo abaixo da bexiga. Fatores de risco podem favorecer o aparecimento da doença na região, como: o envelhecimento, histórico familiar da doença, obesidade, pessoas negras e hábitos alimentares pouco saudáveis.

A orientação do médico é que os homens comecem seus exames, a partir dos 45 anos, mesmo sem apresentar sintomas, principalmente os que integram o grupo de risco. Alguns sintomas começam a aparecer somente quando os tumores já estão em estado avançado. Nesta fase podem surgir: dores ao urinar, nos ossos, vontade constante ao urinar ou presença de sangue na urina ou sêmen são indicativos da doença.

O tratamento do câncer vai depender de diversos aspectos apresentados pelo profissional de saúde. O estado de saúde atual, o avanço da doença e expectativa de vida, são alguns dados que são considerados. Em situações de tumores com baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, onde deve-se fazer um acompanhamento do desenvolvimento da doença.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Publicidade

Leia mais

Sinusite não tratada pode desencadear complicações graves

elayne

Secretaria de Saúde reúne com órgãos de fiscalização e controle para alinhar critérios de vacinação de trabalhadores da rede

elayne

Coronavírus: ansiedade também prejudica defesas do organismo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais