Conexão Amazônica
SAÚDE

Novembro Azul: obesidade é fator de risco para câncer de próstata

Publicidade

Em Manaus, o Hapvida +1K realiza assessoria esportiva gratuita com programação que promovem qualidade de vida

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a obesidade está influenciando principalmente na incidência de câncer de próstata, mama e colorretal.  A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – o primeiro é o de pele. Por isso, durante todo o mês é realizada a campanha mundial Novembro Azul. Trata-se de uma ação cujo objetivo principal é chamar a atenção para problemas de saúde masculinos, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Publicidade

Segundo dados apresentados pelo Inca, estima-se mais de 68 mil novos casos em 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Em Manaus, a “capital da obesidade”, o número de pessoas afetadas preocupa. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a capital do Amazonas é a que tem o maior índice de obesidade, com 23% de prevalência.

Prevenção

Para combater essa realidade, o Hapvida dispõe de serviços que promovem exercícios físicos gratuitos e a conscientização para uma vida mais saudável. O Hapvida+1K atua na capital do Amazonas com treinos gratuitos de corrida, caminhada, aula de ritmos, treinamento funcional, gincanas e edições comemorativas em datas expressivas, sempre acompanhados por profissionais de educação física.

De acordo com o coordenador do projeto Hapvida +1K, Anderson Martins, a prática regular de atividades físicas é uma importante aliada para ter mais saúde e qualidade de vida. “Os exercícios físicos servem para combater diversos fatores de risco e, principalmente, a obesidade, que tem interferência direta na adesão do câncer de próstata. Isso por conta de outros dois fatores de risco desencadeados e mais conhecidos – a hipertensão e diabetes”, garante Anderson.

O educador físico esclarece que como forma de prevenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos de no mínimo 30 minutos diários, distribuídos com a realização de treinos vigorosos e praticados de forma regular.  

Na cidade, os treinos acontecem em diferentes regiões e horários acessíveis para a população, além de todos os sábados em todos os locais, das 6h às 8h.

CSU Parque Dez – segunda e quarta, das 19h às 20h; e terça e quinta, das 6h às 7h;  

Orla da Ponta Negra – segunda a quinta-feira, das 6h às 7h e 19h às 20h;

Parque Jefferson Peres – terça e quinta-feira, das 19h às 20h;

Parque Rio Negro (orla do São Raimundo) – segunda e quarta, das 19h às 20h.

Fatores de risco para o câncer de próstata

·         Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

·         Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

·         Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Sinais de alerta

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

·         dificuldade de urinar;

·         demora em começar e terminar de urinar;

·         sangue na urina;

·         diminuição do jato de urina;

·         necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

O exame para detecção do câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista. Há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos: são os homens negros, aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e os obesos.

Publicidade

Leia mais

Navio com infectados por Covid-19 chega ao Rio de Janeiro

elayne

Em parceria, Hospital Francisca Mendes e FCecon realizam cirurgia complexa em paciente com câncer de rim

elayne

Governo do Maranhão diz que novos testes não identificaram propagação da cepa indiana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais