Conexão Amazônica
GERAL

Novo caça Gripen F-39E é apresentado a autoridades em Brasília

Workshop F-39 Gripen, na Ala 1 da Base Aérea de Brasília. O Comando da Aeronáutica fez uma exposição sobre os detalhes técnicos e as possibilidades dos novos F-39E Gripen recebidos da Suécia.
Publicidade

Evento teve participação do presidente Bolsonaro

Depois de sobrevoar Brasília na última sexta-feira (23), o novo caça F-39E, da fabricante sueca Saab, foi apresentado a autoridades nesta noite na Base Aérea de Brasília. O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assistiram ao evento, mas não falaram com a imprensa.

O vice-presidente Hamilton Mourão, ministros do governo e os comandantes das três Forças Armadas também participaram da apresentação. A embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, esteve no evento.

Publicidade

O avião apresentado é o primeiro dos 36 caças que serão entregues à Força Aérea Brasileira até 2024. Os 13 primeiros estão sendo fabricados na Suécia, oito terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil. Os 15 últimos caças serão fabricados integralmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen numa unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Para o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudes, a escolha dos caças Gripen apresentou a melhor relação custo-benefício, ao serem mais baratos que os concorrentes e envolver acesso irrestrito aos armamentos e transferência de tecnologia e conhecimento para o Brasil.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar,  Antonio Carlos Moretti  no Workshop F-39 Gripen, na Ala 1 da Base Aérea de Brasília. O Comando da Aeronáutica fez uma exposição sobre os detalhes técnicos e as possibilidades dos novos F

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti,  durante o Workshop dos caças F-39 Gripen Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Enaltecemos o mútuo respeito entre Brasil e Suécia, nações amigas que firmaram interesse mútuo em manter uma parceria industrial e tecnológica em matéria de defesa que contribuirá para o fortalecimento de uma política de alianças estratégicas para viabilizar um projeto moderno, versátil e inovador”, declarou Bermudes.

O presidente da Saab, Micael Johansson, disse considerar o Brasil um mercado estratégico para a empresa porque, no futuro, a indústria brasileira poderá vender aeronaves para outros países. Ele destacou que o acordo com o Brasil representou o maior esforço de transferência de tecnologia para outro país feito pela Saab.

Presidente da SAAB, MIcael Johansson, no Workshop F-39 Gripen, na Ala 1 da Base Aérea de Brasília. O Comando da Aeronáutica fez uma exposição sobre os detalhes técnicos e as possibilidades dos novos F-39E Gripen recebidos da Suécia.

Presidente da SAAB, MIcael Johansson, durante Workshop sobre os detalhes técnicos e as possibilidades dos novos F-39E Gripen recebidos da Suécia. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“É uma colaboração importante. Não estamos falando só de entregar 36 aeronaves para o Brasil, mas uma colaboração entre as indústrias, entre Forças Aéreas e países, para fortalecer a colaboração entre Brasil e Suécia por muito tempo ainda. Posso garantir que, como país, nosso compromisso é longo com esse programa”, declarou.

Avião

Cada avião leva dois anos para ser produzido, com linhas de montagem distintas na Suécia e no Brasil. As configurações serão diferenciadas porque os caças brasileiros terão equipamentos diferentes dos caças suecos. Todas as 36 unidades ficarão sediadas na Base Aérea de Anápolis (GO).

Desenvolvido em conjunto pela Saab e pela Embraer, o Gripen F-39E tem dois assentos, para permitir missões de treinamento e de maior complexidade que exijam um segundo piloto. Capaz de atingir duas vezes a velocidade do som e suportar até nove vezes a força da gravidade durante manobras, as aeronaves poderão executar missões de defesa aérea, de ataque e de reconhecimento no mesmo voo, sem necessidade de retorno à base.

 O Comando da Aeronáutica, faz uma exposição sobre os detalhes técnicos e as possibilidades dos novos F-39E Gripen, recebidos da Suécia, durante Workshop na Ala 1 da Base Aérea de Brasília.

Desenvolvido em conjunto pela Saab e pela Embraer, o Gripen F-39E tem dois assentos, para permitir missões de treinamento e de maior complexidade que exijam um segundo piloto – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o modelo brasileiro do Gripen conseguirá, segundo a Aeronáutica, voar os 4.387 quilômetros que separam o Monte Caburaí (RR) e o Arroio Chui (RS), extremos do Brasil, sem a necessidade de reabastecimento.

O radar de última geração facilitará o monitoramento do espaço aéreo e a defesa das fronteiras, permitindo ataques a alvos aéreos, marítimos e terrestres 24 horas por dia, sob quaisquer condições meteorológicas. Cada avião tem capacidade para 6,5 toneladas de armamentos.

Histórico

O processo de substituição dos atuais caças F35 começou em 2010, com a realização de pesquisas e de uma concorrência para a escolha da aeronave. Em dezembro de 2013, a Saab foi escolhida.

Em outubro de 2015, o primeiro grupo dos mais de 350 engenheiros e técnicos das empresas Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Saab Aeronáutica Montagens e Saab Sensores e Serviços do Brasil começaram os treinamentos na Suécia. De volta ao Brasil, a maior parte da equipe trabalhou de forma integrada em Gavião Peixoto.

Edição: Aline Leal

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus fiscaliza locais proibidos de estacionar na zona Centro-Sul

elayne

Prefeitura de Manaus apoia 23 eventos julinos neste fim de semana

elayne

Prefeitura de Manaus promove ação ‘Semtepi Itinerante’ no Dimicro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais