Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Novos servidores são integrados à Moura Tapajóz e orientados sobre boas práticas no parto e nascimento

Publicidade

Com o objetivo de dar boas-vindas e reforçar a importância das boas práticas no parto e no nascimento, as normas, fluxos e rotinas dos setores da unidade, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promove até esta terça-feira, 5/11, o acolhimento e integração de 26 novos profissionais concursados.

Desde a segunda-feira, 4/11, todos os gestores e/ou representantes de cada um dos setores existentes na unidade apresentam suas estruturas, funções, propósitos, fluxos e serviços. Também são reforçados os pilares do atendimento oferecido na maternidade municipal, assim como a importância vital da prática da amamentação, além dos serviços oferecidos, como o de planejamento reprodutivo e de atendimento às vítimas de violência sexual.

Publicidade

“A integração e o acolhimento dos novos profissionais à estrutura da Maternidade Dr. Moura Tapajóz são um processo de absoluta importância, porque eles já devem entrar e iniciar o trabalho na unidade conhecendo não apenas nossa cultura e estrutura organizacionais, como também todos os protocolos essenciais que utilizamos no cuidado com as mães e com os bebês, de forma a mantermos um trabalho com padrão uniforme”, destacou o diretor em exercício da MMT, Álvaro Leandro.

Os novos trabalhadores, que incluem técnicos em enfermagem, enfermeiros obstetras, motorista de autos, assistentes em administração e nutricionista, foram convocados após aprovação e chamada do concurso público realizado em 2022 ou ainda relotados de outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte do processo de reorganização de sua rede de serviços e de seus processos de trabalho.

“Acho extremamente importante esse primeiro contato para que os novos servidores adquiram consciência, por exemplo, no caso específico do trabalho realizado no nosso setor, de que a cultura de Segurança do Paciente não tem caráter punitivo, nem de culpabilização. Nosso objetivo é identificar situações que oportunizem a melhoria do serviço, pois sempre podemos aprender com nossas próprias falhas”, ressaltou a enfermeira Maria Ozanilda de Oliveira, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente da Moura Tapajóz.

A chefe do setor de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde, Natália Teixeira, explicou que a integração é necessária, para que os novos profissionais se ambientem, internalizem suas funções, direitos e deveres, mas ressaltou a necessidade de todos os novos trabalhadores terem consciência do objetivo primordial de suas funções: servir a sociedade. “Eu sempre destaco que o mais importante é que os novos profissionais entendam o grande propósito de estarmos aqui, como servidores públicos”, destacou. “Não podemos apenas cumprir horário e atender, temos que fazer a diferença positivamente na vida de cada um que vem até nossa unidade”, explicou Natália.

Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa 

Publicidade

Leia mais

Sesc Amazonas abre inscrições para passeio ciclístico

elayne

Ação em Dias realiza serviços de saúde, cidadania e social à trabalhadores do Boi Garantido

elayne

Atraso na fala das crianças deve ser motivo de preocupação para os pais

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais