Com o objetivo de dar boas-vindas e reforçar a importância das boas práticas no parto e no nascimento, as normas, fluxos e rotinas dos setores da unidade, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promove até esta terça-feira, 5/11, o acolhimento e integração de 26 novos profissionais concursados.
Desde a segunda-feira, 4/11, todos os gestores e/ou representantes de cada um dos setores existentes na unidade apresentam suas estruturas, funções, propósitos, fluxos e serviços. Também são reforçados os pilares do atendimento oferecido na maternidade municipal, assim como a importância vital da prática da amamentação, além dos serviços oferecidos, como o de planejamento reprodutivo e de atendimento às vítimas de violência sexual.
“A integração e o acolhimento dos novos profissionais à estrutura da Maternidade Dr. Moura Tapajóz são um processo de absoluta importância, porque eles já devem entrar e iniciar o trabalho na unidade conhecendo não apenas nossa cultura e estrutura organizacionais, como também todos os protocolos essenciais que utilizamos no cuidado com as mães e com os bebês, de forma a mantermos um trabalho com padrão uniforme”, destacou o diretor em exercício da MMT, Álvaro Leandro.
Os novos trabalhadores, que incluem técnicos em enfermagem, enfermeiros obstetras, motorista de autos, assistentes em administração e nutricionista, foram convocados após aprovação e chamada do concurso público realizado em 2022 ou ainda relotados de outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte do processo de reorganização de sua rede de serviços e de seus processos de trabalho.
“Acho extremamente importante esse primeiro contato para que os novos servidores adquiram consciência, por exemplo, no caso específico do trabalho realizado no nosso setor, de que a cultura de Segurança do Paciente não tem caráter punitivo, nem de culpabilização. Nosso objetivo é identificar situações que oportunizem a melhoria do serviço, pois sempre podemos aprender com nossas próprias falhas”, ressaltou a enfermeira Maria Ozanilda de Oliveira, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente da Moura Tapajóz.
A chefe do setor de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde, Natália Teixeira, explicou que a integração é necessária, para que os novos profissionais se ambientem, internalizem suas funções, direitos e deveres, mas ressaltou a necessidade de todos os novos trabalhadores terem consciência do objetivo primordial de suas funções: servir a sociedade. “Eu sempre destaco que o mais importante é que os novos profissionais entendam o grande propósito de estarmos aqui, como servidores públicos”, destacou. “Não podemos apenas cumprir horário e atender, temos que fazer a diferença positivamente na vida de cada um que vem até nossa unidade”, explicou Natália.
Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa