Conexão Amazônica
SAÚDE

Nutricionista do AM enfatiza importância da alimentação para saúde

Publicidade

A nutricionista alerta para essas doenças e como a alimentação é parte fundamental para o cuidado com a saúde como um todo

Manaus (AM) – O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, comemorado neste dia 31 de março, é uma data criada para incentivar e lembrar os brasileiros sobre a relação da alimentação saudável com a saúde.

Publicidade

A nutricionista Tatiana Luz, que atua no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enfatiza que o alimento adequado faz toda a diferença na saúde e na vida, promovendo o bem-estar físico, mental e social.

“A nutrição faz parte da vida. A partir do momento em que a pessoa recebe uma orientação sobre alimentos saudáveis, ela dá suporte para o seu organismo ter uma resposta melhor para alcançar um bem-estar e, com isso, ter condições de receber nutrientes, vitaminas, minerais, tudo que o corpo precisa desse retorno de saúde é qualidade de vida”, disse a nutricionista.

O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas, levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral, como destaca uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nutricionista alerta para essas doenças e como a alimentação é parte fundamental para o cuidado com a saúde como um todo.

“A partir do momento em que fazemos a triagem alimentar do paciente, a avaliação deles, descobrimos que o problema muitas vezes está na alimentação. Assim, o ser humano é o que come. Então, a partir do momento que a pessoa que ela começa a negligenciar essa parte alimentar, pode surgir vários tipos de patologia”, explica a especialista.

Uma alimentação balanceada pode diminuir o estresse, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde.

Capacitação

A gerência do setor Saúde Domiciliar, da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), realiza um treinamento direcionado aos nutricionistas da rede de saúde do estado, nesta quinta-feira (31), no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL). A atividade tem como objetivo orientar os nutricionistas quanto aos procedimentos necessários para encaminhamento de pacientes domiciliados, oriundos da rede ambulatorial ou de alta hospitalar.

Durante a ação, será transmitido um minicurso com três videoaulas: “Fases da Doença Crítica”, “Digestibilidade e Tolerabilidade do paciente grave” e “Quantidade e Qualidade Proteica”.

Ação nas unidades

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, as unidades da SES-AM realizam atividades para destacar como a alimentação está ligada ao funcionamento do organismo, como também à qualidade de vida.

A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho realizará uma palestra com a nutróloga da unidade, assim como o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, em uma programação com a nutricionista enfatizando a alimentação e a relação com osteoporose.

Destacando a alimentação saudável na primeira infância, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Gilson Moreira realiza programação com as mães e crianças atendidas com a equipe da unidade.

*Com informações da assessoria

*em tempo

Publicidade

Leia mais

Prefeitura reforça apoio da população nas ações de prevenção e combate à dengue

elayne

Cenário Epidemiológico da Covid-19 no Amazonas é divulgado pela FVS-AM, neste domingo (14/02)

elayne

Palestra de prevenção do câncer de colo uterino marca encerramento da campanha Março Lilás da prefeitura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais