As frutas são alimentos saborosos, saudáveis e que contribuem com a saúde de quem as consome. A nutricionista do Pátio Gourmet, Livia Ribeiro, ressalta que, cada uma com a sua cor, tamanho e textura, reúne nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
Neste mês, como forma de incentivar o aumento da ingestão desses alimentos, o Pátio Gourmet realiza a campanha “Temporada das Frutas”, que conta com conteúdos exclusivos nas redes sociais, apresentando as vantagens e formas de utilização delas nas refeições.
Segundo Livia Ribeiro, cada fruta age de uma maneira diferente na saúde. Ela lista sete informações curiosas sobre o tema. Confira:
1. A mais doce – Com até 70% de açúcar natural em sua composição, a tâmara é considerada uma das frutas mais doces do planeta. Mesmo assim, é uma fonte rica em fibras, ferro e antioxidantes — ideal para um doce saudável e energético.
2. Mais vitamina C que a laranja – Bastante conhecido na região Norte, o camu-camu, contém de 30 a 60 vezes mais vitamina C que a laranja. De acordo com Livia Ribeiro, essa é uma fruta que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na produção de colágeno.
3. Reforço para a saúde dos ossos – A laranja lima contém mais cálcio do que muitas outras frutas, cerca de 31,5mg de cálcio a cada 100g, sendo uma excelente aliada para manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose.
4. Amigas do sono – Algumas frutas são aliadas do sono. É o caso da banana, fonte natural de triptofano, precursor da serotonina. O maracujá é um calmante natural, com efeitos relaxantes reconhecidos. Já o kiwi é rico em antioxidantes e serotonina, que ajudam a melhorar a qualidade do sono.
6. Hidratante natural – A pitaya é formada 90% por água. Por isso, ela contribui para a hidratação corporal, ajuda a manter a pele saudável e iluminada e auxilia na eliminação de toxinas.
7. Casca comestível – Diferente de outras laranjas, a casca da kinkan é macia, adocicada e comestível, e é onde se concentra uma grande parte dos flavonoides antioxidantes. Esses compostos ajudam a proteger o organismo contra inflamações, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.