Conexão Amazônica
POLÍTICA

O futuro em nossas mãos

Publicidade

Buscando a reeleição, Wilson Lima (União Brasil) disputa o governo do Amazonas com o senador Eduardo Braga (MDB). Jair Bolsonaro (PL) que também quer ser reeleito enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela presidência da república

Neste domingo, 30/10, mais de 2,6 milhões de eleitores do Amazonas vão às urnas para eleger o governador do Estado e o presidente do Brasil. Em todo o país são mais de 156 milhões de eleitores. Para garantir o maior número de pessoas nas urnas, em Manaus será disponibilizado transporte público gratuito para a população.

Buscando a reeleição, Wilson Lima (União Brasil) disputa o governo do Amazonas com o senador Eduardo Braga (MDB). Jair Bolsonaro (PL) que também quer ser reeleito enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela presidência da república.

O atual governador do Amazonas, Wilson Lima é natural de Santarém, no Pará. Ele veio morar em Manaus em 2006 onde se formou em jornalismo. Wilson trabalhou em emissora de rádio e televisão, na capital, como repórter, radialista e apresentador. Em 2018 se elegeu governador do Estado e agora tenta reeleição.

O senador Eduardo Braga é natural de Belém, no Pará. Engenheiro eletricista de formação, Braga iniciou a carreira política em 1983 como vereador. Depois, foi deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito de Manaus, governador do Amazonas por 2 vezes e senador por 2 mandatos.

Horário de votação

Assim como no primeiro turno, o horário de votação segue unificado com o de Brasília, de 07h às 16h, na capital Manaus e na maioria dos municípios do Amazonas.

Já em 11 cidades, que seguem o fuso do Acre, a votação iniciará às 6h e terminará às 15h, são elas: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.

Transporte gratuito

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Estado são 2.647.748 eleitores, e em Manaus, 1.415.958.

Para garantir que todos compareçam às urnas, a prefeitura de Manaus disponibilizará transporte público gratuito de 4h às 18h, neste segundo turno. A medida está prevista na Lei nº 2.959 regulamentada pelo Decreto 5.399, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 28 de setembro, para os ônibus do transporte público convencional.

A frota disponibilizada será de 1.145 ônibus que irão atender 216 linhas em todas as zonas da cidade.

Também será montada uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação.

Segurança

Em cumprimento a Lei Seca, a partir da meia-noite às 18h do domingo de eleição, o consumo de bebida alcoólica estará proibido em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público em todo o Amazonas.

O descumprimento da medida caracteriza a prática de crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965).

Pleito

Em todo o Brasil, mais de 32,7 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno, ou seja, mais de 20% do eleitorado. Já no Amazonas 532.682 eleitores não foram às urnas.

“Mesmo que você não tenha votado no primeiro turno, compareça à sua seção eleitoral e exerça com consciência o seu direito de voto”, orientou o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, presidente do TRE/AM.

Quem não votou no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência no prazo de 60 dias. A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica; ou por formulário, que precisa ser entregue em sua zona eleitoral.

SIGRID AVELINO

Fonte: toda hora

Publicidade

Leia mais

Auxílio para feirantes e agricultores familiares é aprovado na Câmara; projeto segue para o Senado

elayne

Abrahim propõe que madeira apreendida seja destinada para construção de pontes nos municípios atingidos pela cheia no AM

elayne

Mais de R$ 2 bilhões do Fundo Eleitoral já estão com o TSE

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais