Conexão Amazônica
CULTURA

O queridinho pão francês tem um dia para chamar de seu

Publicidade

Ele é também conhecido pelos nomes de pão de sal, carioquinha, cacetinho ou filão, a iguaria hoje em dia é o produto mais consumido nas cerca de 70 mil padarias brasileiras

Considerado um dos alimentos mais tradicionais e deliciosos no mundo, o pão francês está presente em quase todas as mesas e ganhou até uma data para celebrar sua importância. No dia 21 de março, comemora-se o Dia do Pão Francês.

Publicidade

Uma pesquisa feita em 2022 pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), aponta que o pão francês é o produto mais consumido nas cerca de 70 mil padarias brasileiras. Com isso, segundo a ABIP, em média, o Brasil utiliza 658 toneladas de farinha de trigo destinadas exclusivamente à produção do famoso ‘pãozinho’ de cada dia que vai para a mesa dos brasileiros.

Conta a história que o quitute foi desenvolvido no começo do século 20, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as padarias nacionais tentavam reproduzir um pão famoso em Paris. O produto era curto, cilíndrico, com miolo branco e casca dourada. Dessa “cópia” surgiu um dos pilares da panificação brasileira. A receita foi criada e é muito fácil de ser feita com farinha de trigo, água, sal e fermento. Por utilizar leveduras mais simples, a massa precisa de pouco tempo de preparo e descanso.

O pão está presente no decorrer da nossa vida, que acabamos construindo memórias afetivas: fica difícil resistir àquele misto quente, que nos lembra a infância, ou aquele pão com manteiga, com um cheirinho delicioso e inconfundível, presença constante em nossos cafés da manhã e na casa da vovó. É enorme a variedade de pães existentes e, maior ainda, sua versatilidade e possibilidades de combinação com recheios doces e salgados.

O Cantinho Português, do Restaurante Terra &Mar, localizado Av. Mário Ypiranga, 1039, Adrianópolis, tem produtos portugueses, como doces tradicionais, pastéis, pães variados, cafés, sucos, entre outras delicias. Na parte de panificação o cantinho tem cerca de 80 variedades de pães, onde o carro chefe da casa é o pão Terra & Mar, é o mais vendido e apreciado pelos clientes, pois é feito com fermentação natural, leva azeite extravirgem em sua composição, e não contém aditivos químicos, portanto ele é bem leve e de fácil digestão. A casa também conta com deliciosos cafés para acompanhar o pão, como: Expresso, Coado, Pingado, Café Latte, Machiato Terra & Mar, Cappuccino Italiano, assim como Cafés Gelados: Ice Cappuccino, Cappuccino Milk Shake e Caipirinha Café e para finalizar as Mochas: Mocha Tradicional, Mocha Cremosa e Mocha de Amendoim.

O cardápio ainda oferece vários acompanhamentos que deixam seu lanche ainda mais especial, como sanduíches diversos: Pregos, Tostas, Tapiocas, Pão de Queijo, Cuzcuz, Pães de diversas variedades, Croissant, Doces Portugueses, Empanadas, Quiches e muitas outras delícias.

Para o chef Dedé Parente, sócio fundador do grupo Dedé, “O nosso diferencial é que nossos produtos são de fermentação natural e sem aditivos químicos, por exemplo o nosso pão Terra & Mar, é um pão de dia-a-dia, crocante por fora, macio por dentro, de fermentação natural, proporcionando uma experiência única para nosso cliente, sem falar dos vários doces portugueses e a culinária regional também que está presente em nosso Cantinho Português”, afirma o chef.

Curiosidades do Pão

No Brasil, um dos tipos mais conhecidos e consumidos é o Pão Francês. Conta a história que em 1910, a iguaria vinda da França foi reproduzida em nosso país, acrescentando-se à receita original, um pouco de açúcar e gordura, vindo daí o nome “Pão Francês”. Na verdade, existem vários outros tipos de pães que têm a mesma base do Pão Francês, entre eles: o pão Árabe, de Centeio, de Forma, de Queijo e Italiano, entre outros.

Você conhece os vários apelidos que o pão tem nas cidades brasileiras? Em São Paulo, pode ser chamado de pãozinho ou média, na baixada santista; massa grossa, no Maranhão; cacetinho, no Rio Grande do Sul e Bahia; careca, no Pará; filão ou pão jacó, em Sergipe; pão aguado, na Paraíba; pão de sal, em Minas Gerais e; carioquinha, no Ceará. Não existe unanimidade em termos de nome, mas a preferência nacional é incontestável.

Informações à Imprensa

F5 Comunicação e Eventos Corporativos

Jornalista Responsável: Hugo Araújo

Telefone: (92)3223-8076

Contatos: (92)99482-9400 / (92) 98418-4118

E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Publicidade

Leia mais

Governo do Amazonas lança site oficial do Festival de Parintins 2023

elayne

Amazonenses ganham novo cardápio para o almoço de páscoa assinado pelo Chef Dedé Parente

Daly Ruiz

Prefeitura realiza ciclo de palestras preparatórias para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais