Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

OAB-AM e Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral do Amazonas firmam parceria para promover cursos sobre educação política e conscientização eleitoral

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB-AM) e o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral anunciaram, nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, uma parceria estratégica para promover cursos abrangentes visando a educação política e conscientização eleitoral no estado. A reunião aconteceu na sede da Seccional, localizada no bairro Adrianópolis.

De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a iniciativa é de extrema importância, pois destaca o papel fundamental da OAB na promoção da transparência e na defesa de eleições democráticas.

“A OAB, através da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral, integra o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que tem o objetivo de combater a corrupção nas eleições, garantindo um processo democrático justo e transparente. Este é um momento crucial em que todas as entidades devem desempenhar um papel protagonista para assegurar a verdade e a transparência no cenário político”, afirmou Mendonça.

O coordenador do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral do Amazonas, Carlos Santiago, detalhou os planos para os cursos.

“A parceria entre a OAB e o Comitê visa promover cursos abrangentes, abordando temas como voto consciente, propaganda eleitoral, combate às fake news, importância da inteligência artificial nas eleições, incentivo à participação feminina, funções dos cargos em disputa, processo de escolha de representantes, voto proporcional e voto majoritário. Além disso, teremos a colaboração de instituições como o Sindicato dos Jornalistas, o Conselho Regional de Administração, de Contabilidade e de Economia, visando proporcionar à sociedade uma educação política robusta e oferecer propostas para a melhoria das administrações públicas”, destacou Santiago.

Os cursos serão oferecidos pela Ordem, por meio da Escola Superior da Advocacia do Amazonas (ESA-AM), e serão abertos inclusive para candidatos interessados em compreender o funcionamento do processo eleitoral.

“A parceria visa não apenas educar os cidadãos sobre seus direitos e deveres eleitorais, mas também criar uma rede de conscientização para combater práticas ilegais. O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, composto por representantes da sociedade civil, arquidiocese e diversos órgãos, está empenhado em receber denúncias de irregularidades e encaminhá-las ao Ministério Público Eleitoral”, disse Carlos Santiago.

Além do presidente da Seccional e do coordenador do Comitê, também estiveram presentes na reunião, os membros do Comitê, Cassius Clei Aguiar, Laemanuel Mustaffa, João Darch Clebis, Márcia Regina, Joseny Gusmão, André de Medeiros e Margareth Buzaglo.

“A parceria entre a OAB-AM e o Comitê reforçam o compromisso com a integridade do processo eleitoral, agindo de maneira técnica e socialmente educativa para informar e inspirar uma participação consciente, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, finalizou Jean Cleuter.

FOTOS: Ingrid Anne/OAB-AM.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus oferta ações e serviços de saúde durante ‘Semana do Migrante’

Elaine Marques

Polícia Militar do Amazonas prende em flagrante homem com entorpecentes, após denúncia

Elaine Marques

Prefeito David Almeida anuncia revitalização da praça Padre Pedro Vignola no bairro Cidade Nova

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais