Conexão Amazônica
GERAL

Obstrução de calçadas lidera ranking de notificações na fiscalização urbana

Publicidade

Recordistas em denúncias, as obstruções de logradouros públicos e calçadas tiveram um aumento de 40,5% em notificações nos quatro primeiros meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020, levando em consideração o regime de teletrabalho e de escala na fiscalização urbanística da Prefeitura de Manaus por conta do combate à pandemia da Covid-19. Foram 142 notificações no quadrimestre deste ano, contra 101 no período passado.

A fiscalização do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) também registrou alta no número de notificações somente para obstrução de logradouro público, com 87,2%, sendo 103 ações este ano contra 55 em 2020.

Publicidade

As multas previstas para quem ocupa, faz obstrução, construção e usa indevidamente a calçada, que é um bem público, varia de R$ 114,61 (1 UFM) a R$ 458,44 (4 UFMs), podendo dobrar, em caso de reincidência. Este ano, de janeiro a abril, foram 14 autos de infração contra quatro de 2020.

No Implurb, em razão da prevenção da Covid-19, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização por e-mail para o diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.

Plano Diretor

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes. “Infelizmente, o que vemos é a ocupação, o uso e a posse das calçadas como bens particulares. E elas não são propriedade privada, são de todos”, explica a chefe da Divisão de Controle (Dicon), do Implurb, arquiteta Maria Aparecida Froz.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Publicidade

Leia mais

Um ano sem Thiago de Mello rememora sua poesia universal

elayne

Em sete meses, mais de 800 mulheres foram acompanhadas pelo Ronda Maria da Penha

elayne

Medo de reação à vacina não deve ser impedimento à imunização

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais