Conexão Amazônica
CULTURA

Ocupação Cultural promove ação de inclusão em abrigos de Manaus

Publicidade

A cidade de Manaus, assim como as demais localidades de todo o mundo, tem sofrido intensamente com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), situação esta, que agravou as condições de quem já se encontrava em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, os imigrantes, principalmente venezuelanos, que estão abrigados na capital amazonense.

Com o objetivo de minimizar estes efeitos e dar novas alternativas de geração de renda para estas pessoas (estrangeiras ou não) que se encontram nesta frágil situação, o Projeto “Ocupação Cultural – Pés Molhados” foi idealizado para promover integração social, agregando valores de sustentabilidade e empreendedorismo através de mecanismos culturais, como o aprendizado de artes ou ofícios, por meio de oficinas.

Publicidade

O projeto será desenvolvido em duas etapas: a primeira será de formação, para despertar novas habilidades nos participantes que terão disponíveis oficinas de Crochê, Bonecos, Artesanato Reciclável, Circo e Iniciação ao Desenho e Caricatura. A segunda será de entretenimento, com a transmissão do show “Cabaré Circense”, que conta com a participação de diversos artistas locais.

Estefhani Rojas, idealizadora do projeto, fala sobre essa realização e reafirma seu compromisso social, como artista, com a cidade de Manaus.

“Compreendendo a situação sanitária que se vive pela pandemia de Covid-19, consideramos pertinente fazer uma adequação desse projeto para uma execução virtual, com o intuito de preservar as vidas e a saúde das pessoas abrigadas em espaços de refúgios e casas de acolhimento de imigrantes e pessoas em vulnerabilidade social em Manaus, como também garantir o bem-estar do pessoal de produção e pessoal artístico envolvidos no projeto. De igual maneira, compreendemos a importância de executar esse projeto, devido aos impactos ocasionados pela pandemia. Nossa meta é incentivar a ocupação do tempo livre, realizando atividades que acrescentem novos conhecimentos, gere renda e promova entretenimento”, explica a idealizadora.

Devido a estas adaptações, o projeto “Ocupação Cultural – Pés Molhados” acontecerá no período de 12 a 16 de abril, no Refúgio Esperanza, Refúgio Nazareno, Casa do Migrante Jacamim, Oásis abrigo de famílias e Refúgio Coroado.

O projeto “Ocupação Cultural – Pés Molhados” com produção cultural e executiva de Estefhani Rojas e Jaqueline Ferreira, foi contemplado no Edital Público N° 05/2020- Programa Cultura Criativa 2020/ Lei Aldir Blanc- Competição para concessão do Prêmio Feliciano Lana para projetos Artísticos, Culturais e de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, na área de Artes Cênicas, no segmento Circo.

Publicidade

Leia mais

Dia mundial do café: a bebida perfeita para acompanhar a culinária amazonense

elayne

Boi Caprichoso está preparado para live ‘Parintins Especial Fim de Ano’

elayne

Corpos Artísticos do Estado apresentam “Balés Brasileiros” no Teatro Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais