Conexão Amazônica
DESTAQUEEVENTO

Oficina ‘Amazônia: Uma Experiência Gastronômica’ em Manaus

Publicidade

As aulas são gratuitas e acontecem em março, a oficina oferece 12 bolsas auxílio-transporte

Aprender técnicas culinárias para o preparo de pratos típicos da mesa amazonense: essa é a proposta da Oficina ‘Amazônia: Uma experiência gastronômica’, ministrada por Dante Abner a partir desta terça (19) na Kuma Espaço de Criação. 
As aulas acontecem nos dias 19, 21, 25 e 27 do mês de março e o público de interesse são moradores de periferia, pessoas trans, pretas, indígenas e quilombolas que se identificam com a área da gastronomia. O curso é gratuito e terá duas turmas onde cada uma delas terá seis oportunidades de bolsa com auxílio transporte, totalizando doze bolsistas. 

Publicidade

 Alto Valor Amazônico
 “Um dos grandes ativos do turismo local se dá devido à gastronomia, a gigantesca biodiversidade da Amazônia proporciona isso, que esse ecoturismo tenha como atrativo a alimentação também. Temos alimentos que só são encontrados aqui, não tem em nenhum outro lugar do mundo”, destaca o chef Dante Abner, que irá instruir os participantes a preparar pratos como o tradicional pirarucu à casaca, salgado de tucumã, creme de cupuaçu, além de técnicas para preparo de tambaqui, tacacá, vatapá e tapiocas. 
Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur) a aprovação da culinária amazonense obteve a marca de 95% dos turistas que visitaram o Estado. O setor registrou também um crescimento de 40% no tempo de permanência de turistas entre 2022 e 2023.

 Poder Econômico
“A gastronomia é um lugar de sobrevivência. Quando eu não tinha emprego, quando eu mais precisei, foi com ela que eu conseguia trabalhar, me via desesperado, era isso que me salvava. Além de ter esse lugar de amor na minha família, uma conexão ancestral”, destacou Dante, que cresceu entre idas e vindas de uma comunidade chamada Anveres, localizada próximo ao município do Careiro Castanho, distante 86 quilômetros de Manaus. 
O KUMA Espaço de Criação, onde acontecem as aulas, se estabelece como uma importante incubadora criativa de talentos focado na diversidade na capital amazonense. A oficina se consolida como mais uma das iniciativas para a população trans, não-binária e LGBTQIA PN + resistirem às altas taxas de desemprego e vulnerabilidade social no Brasil, que continua a liderar o ranking mundial em mortes de pessoas incluídas na sigla.

 Culinária & Preservação
A ideia para a oficina surgiu ainda em 2023 durante o período da seca, onde as queimadas e a fumaça tomaram proporções alarmantes afetando profundamente a qualidade do ar dos amazonenses.
“Eu fiquei muito abalado e senti uma necessidade de falar da conservação do meio ambiente e do ecossistema da Amazônia que está em colapso, vejo muitas pessoas transformando isso em discurso e pouca ação efetiva. Então busquei trazer esse tema pra minha área que é a gastronomia e surgiu a ideia de trazer essas pessoas pra falar da realidade delas e da relação delas com a comida aqui da Amazônia”, relembra o chef.
Dante Abner é uma pessoa trans masculina, negra, periférica e PCD. Recebe os alunos em aulas que vão durar aproximadamente três horas, antes de se encontrar na gastronomia passou por graduações como Turismo e Agronomia, o que explica, além das suas raízes, o conhecimento técnico-científico que originou a iniciativa da oficina.

Publicidade

Leia mais

Conheça a programação da 5ª Edição da Feira Mística de Manaus

Daly Ruiz

Lojas do Millennium oferecem promoções em produtos e serviços para o Dia das Mães

Daly Ruiz

Defensoria inaugura polo em Eirunepé e reforça os atendimentos na calha do Juruá

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais