Conexão Amazônica
GERAL

Órgãos de proteção resgatam crianças e adolescentes dos semáforos de Manaus

Publicidade

De iniciativa da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPDDCA-ALEAM), presidida pelo deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), foi realizada na noite desta quarta-feira (04), a terceira ação conjunta entre órgãos de proteção de crianças e adolescentes do estado do Amazonas, com o objetivo de combater a exploração e o trabalho infantil nos semáforos de Manaus.

Além de retirar crianças das ruas, a ação também conta com o acompanhamento e suporte aos pais e responsáveis, para a obtenção dos programas sociais. À frente da fiscalização, o deputado Álvaro Campelo afirmou que as ações em conjunto com outros órgãos continuam e reitera o compromisso em dar o suporte às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Publicidade

“Essa é a terceira ação que nós estamos realizando. Dessa vez, muito mais ampla com as presenças do Juizado da Infância e da Juventude, das Secretarias de Educação e de Assistência Social do Governo e do Município, Sejusc e Conselho Tutelar que vão dar o suporte para que a gente siga fazendo mais uma ação exitosa, de retirada de crianças e jovens de semáforos da cidade de Manaus. Infelizmente, temos muitas denúncias de pais que alugam os seus próprios filhos por até R$ 50,00. Essas crianças necessitam de educação e acolhimento e as famílias, por sua vez, também precisam do suporte e do apoio do estado e do município”.

Segundo dados divulgados pela Comissão, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso ou violência no Brasil. O parlamentar pede que a sociedade contribua com as ações e denunciem esses crimes, impedindo que a prática se fortaleça. “É uma exploração nítida e lamentável. “É por isso que pedimos para que as pessoas não dêem esmolas. Eu sei que vem o sentimento fraterno, cristão, de querer ajudar, mas pode-se ajudar de uma outra forma. Vamos intensificar ainda mais essas ações para que, efetivamente, essas crianças saiam das ruas e não fiquem expostas às mais variadas violências, ao tráfico de drogas, ou a um acidente de carro”, concluiu.

A desembargadora Joana Meirelles, Coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas, explica que os números de crianças e adolescentes nas ruas, em situação de mendicância, foi agravada com a chegada da pandemia, e que é necessário essa atenção entre entidades governamentais e não-governamentais para combater a prática. “Nós estamos aqui, enquanto rede de proteção, para apoiar o trabalho, não vai ser apenas a retirada das crianças, nós vamos trazer para a escola, fazer a triagem e identificar a problemática. Por isso, é muito louvável que a Assembleia, na pessoa do deputado Álvaro Campelo, tenha tido essa ideia de somar, porque juntos nós somos mais fortes”, pontuou.

A ação resultou na retirada de 11 adultos, 8 crianças e 1 adolescente dos semáforos da Avenida das Torres, Maceió, Boulevard, Aleixo e Coroado. Após recolhidas, elas foram encaminhadas à Escola Municipal Professor Paulo Graça, localizada no Parque das Laranjeiras, zona Norte da capital, para a realização da triagem, e acompanhamento para a obtenção dos programas sociais.

Publicidade

Leia mais

Fungos de plantas amazônicas têm potencial para produção de composto químico demandado por diversos segmentos industriais

elayne

Escolas da rede municipal de ensino recebem tablets e notebooks

elayne

Dia das Mães em Rio Preto da Eva terá show de José Augusto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais