A Ouvidoria-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) realizou mais de mil atendimentos aos advogados que procuraram o setor, de janeiro a dezembro do ano passado, de acordo com os dados de gestão anual da autarquia.
Com objetivo de viabilizar demandas de advogados e da sociedade em geral, a Ouvidoria Geral é responsável por receber informações, sugestões, reclamações, elogios, reivindicações, observações, sejam de membros da advocacia amazonense ou cidadãos residentes no estado.
Entre os canais de atendimento oferecidos pela ouvidoria, destaca-se o presencial, na sede da Seccional, mas no ano passado houve uma ampliação no serviço via WhatsApp, e-mail, além de ligações telefônicas.
De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a ouvidoria é um importante canal da OAB, que busca aproximar e solucionar as demandas dos advogados e da sociedade.
“O bom desempenho da Ouvidoria serve como parâmetro para melhorar cada vez mais os trabalhos na instituição, tendo em vista que o setor é responsável por receber demandas como sugestões, reclamações, denúncias, elogios e reivindicações apresentados pelos cidadãos, autoridades, advogados e estagiários de direito”, afirmou o presidente.
O ouvidor-geral, Fernando Simões, explica que a Ouvidoria garante um atendimento humanizado e focado em solucionar questões.
“A ouvidoria é um canal facilitador, com um atendimento humanizado, pois a nossa missão é aproximar a instituição aos advogados e à sociedade, dando transparência, eficácia e resposta aos seus anseios. No aperfeiçoamento da assistência, defesa e prestação de serviço, através de um canal de participação recepcionando manifestações”, disse Fernando Simões.
No total, as demandas concluídas no ano passado foram de 1.034, representando uma taxa de 95,82% de resolutividade.
Ouvidoria da Mulher
Outro avanço significativo em 2022, dentro da proposta de uma OAB inclusiva, acolhedora e plural, foi a criação da Ouvidoria da Mulher, um atendimento específico e qualificado para mulheres advogadas e cidadãs da sociedade dentro da Ouvidoria-Geral da Seccional.
O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.
Fotos: Felipe Martins e Divulgação/OAB-AM.