Programa oferecido pelo Governo do Estado ganhou na categoria órgão público como mais lembrado pela população
O programa de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ganhou o Prêmio Top Marketing Empresarial, na categoria órgão público mais lembrado pela população, na noite de quarta-feira (04/12). A cerimônia de premiação, realizada pela VR Assessoria em Comunicação e Marketing, aconteceu no salão nobre do Studio 5 Centro de Convenções.
Na 9ª edição do prêmio, o PAC foi indicado com empresas de 26 segmentos diferentes mais lembrados de cada ramo, segundo pesquisa feita pela Action Pesquisas de Mercado.
“Receber esse prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo na proposta de melhoria e ampliação dos atendimentos em todo o Estado, que é uma das prioridades desta gestão”, disse a secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Braz.
A titular do órgão destacou que os serviços oferecidos à população pelas unidades do PAC seguem a determinação da nova gestão do Governo do Estado, que é a de executar as atividades de forma humanizada. “Estamos otimizando a oferta de serviços, para atender as necessidades do cidadão amazonense com um olhar mais humanizado. Expandimos a distribuição de senhas de segunda via de RG, orientamos os nossos servidores e criamos o PAC em Movimento, uma ação itinerante capaz de atender os lugares mais distantes”.
Atendimentos – As unidades do PAC registraram 1.369.546 atendimentos realizados entre janeiro e setembro de 2019. Neste ano, o número de senhas distribuídas para emissão de segunda via do RG passou de 20 para 80, diariamente.
A capital conta com oito postos de Pronto Atendimento ao Cidadão: São José, Compensa, Sumaúma, Alvorada, Educandos, Via Norte, Cidade Leste, Centro. No interior, existem PACs nos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.
Os PACs da Compensa, na zona oeste, e do São José, na zona leste, estão entre os mais procurados para a realização de atendimentos, como certidões de nascimento, emissão de carteira de trabalho, agendamento e cadastro para seguro-desemprego, além de serviços de órgãos, como Águas de Manaus, Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
PAC Em Movimento – A ação de cidadania itinerante da Sejusc leva serviços para o interior e também para bairros da capital. Em mais de 70 ações realizadas em 2019, foram atendidas 50 mil pessoas com serviços como emissão de carteiras de identidade, em primeira e segunda vias, certidões de nascimento e itens necessários para documentação básica.
Além de Manaus, o projeto já esteve nos municípios de Alvarães, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba, Maués, Autazes, Itacoatiara, Novo Airão, Nova Olinda do Norte e Tonantins.
Mutirões – Os serviços chegam aos cidadãos por meio de mutirões de cidadania, direcionados também para indígenas e população estrangeira refugiada no Amazonas, como os venezuelanos. As atividades são realizadas pela Sejusc em parceria com órgãos como agências da Organização das Nações Unidas (ONU), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Ministério Público Estadual.
Foto: Divulgação