Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Pacote de projetos apresentados por Amom Mandel prevê garantia de direitos às mulheres na saúde e na reintegração ao mercado de trabalho

Publicidade

Iniciativas atendem demandas enviadas pelo público feminino e envolvem, por exemplo, reintegração de mulheres vítimas de violência doméstica ao mercado

Parte dos Projetos de Lei apresentados pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) neste ano são voltados para a solução de desafios enfrentados por mulheres. Nesta sexta-feira (08/03), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o parlamentar apresentou um pacote de propostas para fortalecer a luta das mulheres por mais direitos no Congresso Nacional e atender às demandas femininas indicadas pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos).

Publicidade

“Nos reunimos e conversamos com a deputada Alessandra Campelo, que trouxe essas demandas de diversas mulheres amazonenses, e ecoamos essa luta no Congresso Nacional. Quando se fala em avanços para o público feminino, ainda temos um longo caminho a percorrer”, ressaltou Amom.

Uma das iniciativas, o PL 657/2024, propõe que haja acesso gratuito a implantes contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC) para adolescentes e mulheres adultas em idade reprodutiva, na Rede Pública de Saúde em todo o Brasil. Atualmente, a oferta desses métodos contraceptivos é prevista em lei em alguns Estados e Municípios, porém não em todo o território brasileiro.

A atenção à saúde feminina também foi tema de outros dois projetos. Um deles, o PL 637/2024, quer a garantia do direito à realização de exames para a detecção de trombofilias em mulheres, assim como as terapias necessárias para o seu tratamento, em todo país. Para o parlamentar, é importante lutar por cuidados de saúde completos e igualitários para todas as mulheres brasileiras.

O Programa Nacional de Apoio Psicológico Permanente às Mulheres que Sofreram Aborto Espontâneo ou Óbito Fetal, proposto no PL 636/2024, prevê a atuação de uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de psicologia e assistência social, dedicados a oferecer suporte, orientação e atendimento adequado às mulheres que passaram por essas experiências.

Autonomia financeira

Finalizando o pacote, Amom também quer que mulheres vítimas de violência, seja sexual, doméstica ou familiar, tenham a oportunidade de reintegração no mercado de trabalho, de forma a finalizar o ciclo de violência enfrentado.

Para isso, seriam priorizadas no processo seletivo do Sistema Nacional de Emprego (SINE), conforme descreve o PL 658/2024. A proposta destaca como critério a apresentação de Boletim de Ocorrência, além de especificar que a prioridade ocorrerá apenas no momento do encaminhamento da candidata à vaga para entrevista de emprego.

Déborah Arruda – Assessoria de Comunicação

Links dos PLs:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2419837
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2419931
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2419930
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2419839
Publicidade

Leia mais

David Almeida fará denúncia à PF contra nova fake news usando falsa capa da Veja

elayne

Indígenas prometem seguir lutando por demarcação de terras

elayne

O que o empreendedor precisa fazer para engajar nas redes sociais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais