Conexão Amazônica
GERAL

Pandemia acelera transformação de farmácias em hubs de saúde

Publicidade

Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Farmácia. O setor surgiu ainda no século X, quando drogarias eram chamadas de ‘boticas’. Naquela época, farmácia e medicina eram uma só profissão, o que mudou com o tempo. Hoje, com a crise sanitária provocada pela Covid-19, a população se aproximou ainda mais das drogarias. O cenário provocou mudanças na estrutura e no funcionamento desses espaços, transformando-os em verdadeiros ‘hubs de saúde’, onde são oferecidos não apenas medicamentos, mas uma série de serviços voltados ao bem-estar do paciente, como a aplicação de vacinas e realização de exames laboratoriais remotos.

“As farmácias assumiram um papel muito importante na pandemia. Foram ponto de apoio com testes rápidos para a Covid-19 autorizados pela Anvisa. Além disso, atuaram fortemente no sentido de educar a população a respeito das medidas preventivas contra o coronavírus”, comenta Eduardo Donini, supervisor farmacêutico do Grupo Tapajós, detentor das redes Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma.

Publicidade

Essa evolução nos serviços de drogarias está prevista na Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que reconhece as farmácias como estabelecimentos de saúde e confere autonomia técnica a profissionais farmacêuticos para uma série de atendimentos.

“Muitas farmácias já oferecem mais de 20 opções de testes rápidos para a população. Dentre eles, podemos destacar os testes rápidos de Covid-19, além dos testes para rastreamento da saúde, como Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada, PSA (próstata), Beta- HCG (gravidez), Arboviroses (ex.: Zika e Dengue) e outros”, afirma Eduardo Donini.

Farmácia do futuro em Manaus

Segundo a Associação brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o futuro do segmento é pautado por esses novos atendimentos em saúde. A entidade prevê que as redes associadas abram 900 novas farmácias só em 2021. Destas unidades, a maioria com atendimentos que vão além da venda de remédios.

Um exemplo de que esse futuro já está presente em Manaus é Flagship Store Santo Remédio, inaugurada em abril pelo Grupo Tapajós. O estabelecimento fica no bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Por lá, é possível encontrar serviços de beleza, como coloração e hidratação capilar, e até atendimento especializado com nutricionista no espaço ‘saudabilidade’, com foco em linhas de produtos veganos, orgânicos, light, diet e sem glúten.

Em outras unidades da Santo Remédio, na capital do Amazonas e em outras capitais do Norte, há também os espaços ‘Farma Clinic’, que permitem desde consulta farmacêutica à realização de diversos exames, dentre eles, os principais do mercado para covid-19. O mesmo acontece com os espaços ‘Cuidar Bem’, da rede FarmaBem, que também oferecem consulta farmacêutica e exames diversos.

Publicidade

Leia mais

Programa “Asfalta Manaus” da prefeitura recupera mais ruas na zona Sul da capital

elayne

Prefeitura de Manaus cumpre piso salarial nacional de profissionais de enfermagem

elayne

Leishmaniose: uma zoonose com poucas chances de cura e que requer cuidados diários

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais