Conexão Amazônica
ECONOMIA

Pandemia afetou mais pequenos negócios liderados por negros, revela pesquisa do Sebrae

Publicidade

A pandemia afetou em cheio os micro e pequenos negócios no Brasil. Mas o impacto ainda é maior para os pequenos negócios liderados por negros, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O levantamento revela que 70% dos negócios liderados por negros estão em locais onde o isolamento social foi mais rígido, enquanto essa porcentagem é de 60% para empresas de pessoas brancas.

Publicidade

Outro dado que revela esta diferença é em relação à inclusão digital. Enquanto 40% dos negócios de brancos continuaram operando pela internet, esse número é de 32% no caso das empresas com donos negros.

A empresária Adriana Barbosa, que coordena uma plataforma de formação de empreendedores negros que já auxiliou mais de 2 mil empreendimentos nos últimos 20 anos, destaca os obstáculos enfrentados por esses pequenos negócios.

A pesquisa do Sebrae revela ainda que 70% dos empresários negros são MEI, microempreendedores individuais, que só podem ter, no máximo, um funcionário. Para a empresária negra Adriana Barbosa, esse dado revela que o negro vira empreendedor por necessidade, o que começou com o fim da escravidão.

Outra desigualdade em relação à população branca revelada pela pesquisa é no acesso ao crédito. Enquanto 55% dos empreendedores brancos tiverem crédito negado pelos bancos, essa porcentagem é de 61% no caso dos negros.

A empresária Maíra da Costa, que tem uma loja de alimentos saudáveis no centro de São Paulo, foi uma das que conseguiu acessar recursos por meio de empréstimos.

Apesar da redução do faturamento ter sido semelhante entre brancos e negros, os negócios liderados por negros são mais recentes, com média de seis anos, e faturamento médio 39% inferior aos negócios liderados por brancos.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Carta em defesa da Zona Franca de Manaus será entregue ao governo federal, afirma David Almeida

elayne

Campanha “Faça a Conta. Use GNV!” recebe inscrições até 16 de março

elayne

Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais