Conexão Amazônica
POLÍTICA

Para Saullo Vianna, presença de Geraldo Alckmin em reunião do CAS demonstra compromisso do Governo Federal com a Zona Franca de Manaus

Publicidade

Em seu discurso, o vice-presidente disse que ZFM é patrimônio do Brasil e anunciou medidas de fortalecimento para o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) que será administrado por uma Organização Social

Membro do Grupo de Trabalho que discute a Reforma Tributária na Câmara Federal, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) disse que a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), demonstra que a Zona Franca de Manaus (ZFM) será tratada como prioridade pelo Governo Federal.

Publicidade

“A Zona Franca de Manaus é responsável por 70% da economia do Amazonas e por isso ela deve ser preservada a todo custo.
O ministro demonstra o interesse em conhecer mais profundamente o modelo e ainda nos apresenta alternativas para fortalecer nossa indústria com a busca pelo fortalecimento do Centro de Biotecnologia da Amazônia, que hoje atua com menos de 10% da sua capacidade”, disse Saullo.

O parlamentar se apoia na declaração de Alckmin dada durante o evento, ao afirmar que o modelo é patrimônio nacional. “A Zona Franca é de Manaus e do Brasil e vai vai repercutir positivamente no país inteiro. Daqui quatro anos, eu e o presidente Lula queremos dizer que contribuímos com o desenvolvimento da Zona Franca”, disse o vice-presidente.

CBA – Alckmin aproveitou para anunciar medidas de fortalecimento para o Centro de Biotecnologia da Amazônia. Segundo ele, superados trâmites juridicos e administrtivos, o CBA será administrado por uma Organização Social e já na próxima semana deve ser assinado o decreto para o Contrato de Gestão com o MDIC. “O caminho é fazer pesquisa e depois fazer virar indústria”, afirmou o vice.

“O CBA foi pensado para estimular o desenvolvimento na região de alternativas econômicas baseadas na ciência e tecnologia para o melhor aproveitamento da biodiversidade, porém ainda não saiu do papel, e esse anúncio chega em um momento muito importante.A ideia é fazer com que pesquisas desenvolvidas no local resultem em soluções e produtos, capazes de fazer o setor produtivo local gerar emprego e renda com preservação ambiental”, disse Saullo Vianna.

CAS – Na pauta da reunião, o Conselho aprovou 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão e a geração de cerca de dois mil novos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ainda durante o evento, Saullo fez questão de falar da importância do principal modelo de desenvolvimento econômico da região, que gera 114 mil empregos diretos, conta com mais de 500 indústrias de alta tecnologia e contribui para a preservação ambiental do Amazonas, que hoje mantém 97% da cobertura natural da Floresta Amazônica preservada.

Publicidade

Leia mais

Wilson Lima entrega licença de operação à companhia para exploração de gás natural em Silves

elayne

Presidente da Aleam, Roberto Cidade lidera comitiva de parlamentares do AM durante 4ª Reunião do Colegiado do Parlamento Amazônico

elayne

Comissão faz esforço concentrado no Senado para votar Código Civil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais